AGRICULTURA/ ASSISTENCIA
Pesquisa pioneira da Embrapa seleciona milho com alta produtividade e mais resistentes
Publicados
2 semanas atrásem
Por
infocoweb
O Programa de Melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo (MG) fez a seleção de híbridos de milho tropical com menor incidência de fumonisinas nos grãos.
Essas fumonisinas, micotoxinas produzidas por fungos do gênero Fusarium, são prejudiciais tanto para a saúde humana quanto para a animal. Paralelamente, os pesquisadores encontraram híbridos com uma alta taxa de produção de grãos. O método empregado para essa pesquisa foi a seleção genômica, realizada em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O estudo, focado em atender à necessidade de alimentos mais saudáveis, revelou o potencial do material genético elite de milho da Embrapa Milho e Sorgo para o desenvolvimento de variedades com baixa incidência de fumonisinas e alta produtividade. Essas duas características são cruciais para a agricultura e beneficiam tanto a saúde humana quanto a animal.
Segundo Maria Marta Pastina, chefe-adjunta de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Milho e Sorgo e líder dessa pesquisa, “a seleção genômica nos permite ajustar modelos de predição e selecionar indivíduos em estágios iniciais, visando promover aqueles com maior potencial genético.
Dessa forma, não é necessário avaliar no campo, já que utilizamos o genótipo de indivíduos sob seleção e informações genéticas e fenotípicas de indivíduos relacionados geneticamente. Essa estratégia contribui para reduzir os custos de experimentação, fenotipagem e acelera o avanço das gerações no melhoramento genético anual”, afirma Pastina.
Nesse estudo, foram escolhidos 20 híbridos superiores, resultando em um avanço genético de 20,8% na redução dos teores de fumonisinas nos grãos e um aumento de 35,3% na produtividade de grãos.
“Para obter novos híbridos com essas características, alta produtividade e menor teor de fumonisinas, recomendamos a utilização de linhagens parentais em novos cruzamentos, identificadas como geneticamente superiores para ambas as características. Isso possibilitará a geração de uma nova variabilidade genética dentro de seus grupos respectivos, resultando em linhagens mais promissoras”, acrescenta a pesquisadora.
Os pesquisadores enfatizam que é importante não negligenciar algumas doenças na seleção e na recomendação de cultivares. Um exemplo disso é a fusariose, causada pelo fungo Fusarium verticillioides Nirenberg, que produz micotoxinas prejudiciais à saúde humana e animal, associadas até mesmo ao câncer. Existem diversas classificações para essas micotoxinas, incluindo as fusarinas e as fumonisinas.
Conforme os pesquisadores envolvidos no estudo, a maneira mais eficaz e sustentável de combater a fusariose é selecionar genótipos resistentes ao patógeno e à produção de fumonisinas nos grãos. “Essa pesquisa é inovadora no Brasil, sendo raras as abordagens de seleção genômica que combinam resistência a doenças de grãos e alta produtividade na literatura científica”, afirmam.
A pesquisa utilizou a seleção genômica, comparando a precisão de diferentes modelos de predição para genótipos tropicais, com o objetivo de identificar híbridos superiores com alta produtividade e baixo teor de fumonisinas, baseando-se nos valores genéticos genômicos (GEBV – Valor Genético Genômico Estimado).
“O GEBV leva em consideração não apenas o desempenho no campo, mas também a relação genética entre os genótipos, obtida a partir de dados de marcadores moleculares – genotipagem – dos materiais em avaliação. Isso resulta em uma seleção mais precisa, menor margem de erro na previsão e, por consequência, maior ganho”, explica Lauro José Moreira Guimarães, outro pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.
“Controlar patógenos causadores de podridões nos grãos de milho através de métodos químicos é extremamente desafiador, uma vez que a estrutura da espiga protege os fungos contra defensivos agrícolas que poderiam ser utilizados com esse propósito”, relata Guimarães. “Por isso, desenvolver variedades com níveis mais elevados de resistência genética a esses patógenos é de extrema importância”, enfatiza.
É por esse motivo que, na Embrapa Milho e Sorgo, o Programa de Melhoramento visa criar híbridos produtivos e com maior resistência aos fungos causadores de podridões e produtores de micotoxinas nos grãos, especialmente as fumonisinas.
A análise fenotípica e a predição genômica foram empregadas na pesquisa, onde 392 híbridos experimentais foram avaliados em três safras consecutivas (2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017), originados de 375 linhagens em seleção, cruzadas com linhagens elites de grupos complementares. Alguns híbridos foram comuns às três safras. O objetivo foi avaliar o teor de fumonisina (FUM) e a produtividade de grãos (PG) em toneladas por hectare.
Informações mais detalhadas sobre essa pesquisa estão disponíveis na publicação “Seleção de genótipos de milho tropical com menor incidência de fumonisinas nos grãos e alta produtividade via predição genômica”, que contou com a participação de Maria Marta Pastina, Lauro Guimarães, Dagma Dionísia da Silva e Valéria Vieira Queiroz, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, além dos professores Leonardo Lopes Bhering Saulo e Kaio Olímpio das Graças Dias, doutores em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa, e a doutora Jeniffer Santana Pinto Coelho Evangelista e o doutorando Saulo Fabrício da Silva Chaves.
Fonte: Pensar Agro

AGRICULTURA/ ASSISTENCIA
PL isenta de IPI na compra de equipamentos para agricultores familiares
Publicados
2 dias atrásem
2 de dezembro de 2023Por
infocoweb
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2618/23, que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens utilizados na agricultura de famílias cadastradas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Essa isenção do IPI englobará veículos de carga, máquinas e equipamentos agrícolas. O benefício, contudo, poderá ser aplicado apenas uma vez a cada três anos, exceto em situações de destruição total, furto ou roubo, nas quais o benefício poderá ser utilizado novamente. Caso haja a venda do bem antes desse prazo de três anos, o imposto deverá ser recolhido.
O relator do projeto, deputado Albuquerque, recomendou a aprovação do texto, destacando a importância da agricultura familiar para o país ao garantir segurança alimentar, preservação ambiental e estimular as comunidades rurais.
O autor da proposta, deputado Pompeo de Mattos, ressaltou a necessidade de incentivar a profissionalização e a adoção de tecnologias na agricultura familiar para promover o desenvolvimento sustentável e o sucesso econômico dos agricultores.
O projeto segue agora para análise nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em tramitação que poderá ser conclusiva.
Fonte: Pensar Agro

Bahia perde para o América-MG, e fica em situação difícil no Z4

Athletico Paranaense vence e complica a vida do Santos no Brasileirão

Fortaleza vence o Goiás pelo Brasileirão e se classifica para a Sul-Americana

Red Bull Bragantino vence o Coritiba por 1 a 0

Grêmio derrota o Vasco e volta ao G4 no Brasileirão
COLNIZA


Câmara Municipal de Colniza aprova por unâmidade as contas do executivo
Na sessão desta segunda-feira 27 o prefeito Miltinho esteve presente, pois na mesma foi apresentada as contas do executivo para...


Prefeitura Municipal de Colniza realiza obra sonhada ha 20 anos
Desde que foi fundado o município de Colniza que a população convive com uma serie de adaptações e improvisos em...


EX-VEREADOR WALZINHO PLANEJA MAXIMIZAR A LEGENDA DO (PL) EM COLNIZA
Nesta sexta-feira 20 o presidente do Partido Liberal de Colniza Walzinho que está na capital Cuiabá esteve visitando o diretório...
CIDADES


IBGE oferece 3.490 vagas em Mato Grosso para o Censo 2021
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou, nesta quinta-feira (18-2), edital para contratar temporariamente 204.307 pessoas em...


Patroa que manteve doméstica em situação de escravidão por 32 anos é denunciada
Uma mulher que manteve sua empregada doméstica em condições análogas à escravidão por quase 32 anos, em sua casa em...


Registro Nacional de Veículos possibilita transferência eletrônica de propriedade
Simplificar, reduzir os custos e desburocratizar o serviço de transferência de propriedade de veículos. É o que prevê o Registro...
POLÍCIA


Polícia Civil incinera cerca de 40 quilos de droga em Aripuanã
Cerca de 40 quilos de entorpecentes foram incinerados pela Polícia Civil, no sábado (02.12), em Aripuanã (1.002 km a noroeste...


Polícia Civil cumpre prisão de homem investigado por violência doméstica
Um homem com mandado de prisão em aberto, foi preso pela Polícia Civil, na tarde de sábado (02.12), em Colniza...


Procurado pela Justiça de Pernambuco é preso pela Polícia Civil em MT
Mais um foragido da Justiça, procurado pelo Estado de Pernambuco, foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, na noite...
POLÍTICA


ALMT debate ampliação e construção de escolas em Canarana
As precárias instalações, as superlotações de salas de aula e a ociosidade de vagas disponíveis nas escolas cívicos militares foram...


Deputados derrubam veto a PL que prevê base de controle de queimadas nas rodovias estaduais
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi (PSB), comemorou a derrubada do Veto 101/2023, veto total aposto ao...


Calendário para discussão da LOA de 2024 é apresentado na ALMT
O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB), presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), apresentou durante sessão...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Um depoimento especial
-
COLNIZA - MT6 dias atrás
Câmara Municipal de Colniza aprova por unâmidade as contas do executivo
-
AGRICULTURA/ ASSISTENCIA5 dias atrás
Café brasileiro é eleito o melhor do mundo
-
AGRICULTURA/ ASSISTENCIA5 dias atrás
Conab: Brasil já plantou 75,2% da área de soja, mas plantio segue atrasado
-
ECONOMIA2 dias atrás
Balança comercial tem superávit recorde de US$ 8,776 bi em novembro
-
AGRICULTURA/ ASSISTENCIA7 dias atrás
Recorde: égua mais cara do Brasil é leiloada por R$ 4,56 milhões em Cuiabá
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Carla Perez exibe cliques de seu aniversário em família: ‘Tô amando essa Micareta’
-
BRASIL5 dias atrás
Alckmin defende criar proposta para desonerar folha de pagamento