COLNIZA

AGRICULTURA/ ASSISTENCIA

Secretaria de Agricultura de realiza 1º encontro do cacau clonal em Colniza.

Publicados

em

 

Nesta terça feira (28) aconteceu no viveiro municipal de Colniza o primeiro curso de Cacau Clonal teórico e prático, o Secretário Helio Mendes através da Secretaria municipal de Agricultura fez o convite antecipado para que todos os interessados pudessem participar do curso onde o conhecimento irá certamente agregar valores a produção facilitando o cultivo neste município, esta cultura tem crescido muito no município e tudo indica que será tão prospera como o café.

Estiveram presentes o Secretario de Agricultura do município vizinho de Cotriguaçu Davi, o especialista em cacau Cacildo da CEPLAC de Rondônia, representantes da EMPAER no município, além do prefeito Gesineison de A. Brandão.

O secretario Helio Mendes ficou feliz com a participação do publico interessado e agradeceu afirmando que eventos como este serão rotineiros no município.

 Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, estes são os maiores produtores de cacau do mundo:

·         8 – México. …

·         7 – Equador. …

·         6 – Brasil…

·         5 – Camarões. …

·         4 – Nigéria. …

·         3 – Indonésia. …

·         2 – Gana. …

·         1 – Costa do Marfim. Nibs de cacau triturados da Costa do Marfim.

 

 

cacau foi ganhando importância econômica com a expansão do consumo de chocolate, e com isso várias tentativas foram feitas visando à implementação da lavoura cacaueira em outras regiões com condições de clima e solo semelhantes às de origem. E assim, suas sementes foram se disseminando gradualmente pelo mundo.

 

Produção de cacau em agrofloresta no mundo

O Brasil é atualmente o sexto maior produtor de cacau no mundo, com uma produção aproximada de 200 mil toneladas por ano. Hoje o país importa cacau, principalmente de países africanos, para suprir a demanda de sua indústria interna. No entanto, essa situação nem sempre foi assim. Na década de 1980, o país chegou a ser o segundo maior produtor mundial, produzindo mais de 430 mil toneladas de amêndoa seca de cacau. O cenário mudou em 1989, com a chegada da doença conhecida como Vassoura de Bruxa, que comprometeu mais de 75% dos pés de cacau no estado da Bahia. No mesmo período, houve uma drástica queda no preço do cacau no mercado mundial. Esses dois fatores culminaram na maior crise da região do Sul da Bahia, refletida até os dias atuais.

Hoje, o Brasil tem aproximadamente 70 mil produtores que cultivam o cacau em quase 700 mil hectares. Pelo menos 80% desses produtores são classificados como pequenos e médios produtores com menos de 10 hectares em média de cacau. As maiorias desses produtores não têm recursos financeiros e apoio técnico para aumentar sua produtividade, especialmente àqueles que produzem cacau cultivado na sombra em florestas naturais (cacau-cabruca). As plantações de cacau que usam técnicas agroflorestais testadas e comprovadas resultam em boa produtividade, cobertura do dossel e saúde do solo. Portanto, um dos desafios do Brasil é envolver e ajudar milhares de pequenos produtores a acessar tecnologia e financiamentos públicos e privados para obter esses benefícios e melhorar seus meios de subsistência.

Os produtores e a indústria do cacau querem aumentar a produção e a produtividade do cacau e ajudar o Brasil a se tornar um líder mundial em cacau sustentável. A Associação Nacional da Indústria de Processamento de Cacau (AIPC), que controla mais de 95% do cacau no Brasil, assumiu o compromisso de dobrar a produção de cacau nos próximos 10 anos. Ao mesmo tempo, a Fundação Mundial do Cacau (WCF) lançou a Iniciativa CocoaAction, que cria uma estratégia voluntária da indústria em parceria com o setor público para o futuro do cacau brasileiro com a sustentabilidade no centro das suas ações e estratégia.

 WRI Brasil ouviu alto e claro dos produtores de cacau brasileiros que eles precisavam de mais informações e melhores exemplos para aumentar a produção e a produtividade. A equipe identificou dois projetos no Peru que poderiam inspirar e ajudar o Brasil a desenvolver e implementar modelos agroflorestais de cacau para pequenos e médios produtores, ambos da Iniciativa 20×20: o projeto  em Madre de Dios.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretário Helinho traz de Rondônia um reforço para a cultura cacaueira em Colniza
Propaganda

AGRICULTURA/ ASSISTENCIA

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA ESTREITA OS LAÇOS COM AGRICULTORES DE COLNIZA.

Publicados

em

HB/CANON/T7/2021/MT/BRASIL

Neste inicio da semana procuramos o Dr. Marco Aurélio Velasco Teixeira Secretário Municipal de Agricultura para sabermos como andam os planejamentos desta pasta de grande importância para um município que tem mais de cinco mil assentados e praticantes da Agricultura Familiar, o Secretário nos apresentou projetos que estão aguardando para serem postos em pratica em um curto espaço de tempo, e entre vários o chefe da pasta afirmou que fará a reativação do Viveiro Municipal que estava praticamente desativado.

Todos sabem que o viveiro é um berçário fundamental para a geração de novas mudas tanto de Cacau quanto do Café Clonal e outros, e que o quanto antes for reativado melhor será.

Dr. Marco Aurélio informou ainda que além dos projetos de apoio aos produtores a Secretaria através da doação de mudas, também disponibiliza Assistência Técnica a partir do convênio que mantém com a (EMPAER) Empresa Matogrossense de Pesquisa e Assistência e Extensão Rural, onde seus técnicos William Kasper e Ronaldo Benevides estão sempre aptos a atender quem procura a secretaria.

Leia Também:  Especialista na cultura do CACAU faz palestra em Colniza nesta terça-feira dia 06/05 na Câmara Municipal de Vereadores

Marco Aurélio que esteve nas Vilas de Três Fronteiras e Taquarussu, e agora retornou e irá aguardar quando o atendimento se normalizar para ir a capital mais precisamente na (SEAF) e na Assembleia Legislativa para se reunir com Deputados e o Secretario estadual da Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral para apresentar os projetos elaborados para alavancar a agricultura no município, o Secretário acredita muito na parceria entre as Secretarias Estadual e Municipal de agricultura para conseguir tirar do papel ideias que certamente irão agregar valores aos produtos gerados pela nossa agricultura familiar, e agradece muito ao Secretario Silvano Amaral a ajuda que vem dando as mais de cinco mil famílias praticantes da agricultura familiar aqui no município.

O Secretário informou ainda que a secretaria através de sua equipe está à disposição de todos, e que podem contar com os Técnicos e funcionários da pasta para resolver os problemas relacionados à agricultura familiar. Contatos Celular ou WattsApp (981185723/981294160) ou pessoalmente com Camila, Gilson, e Reginaldo.

Marco Aurélio esteve hoje 22 de abril de 21 na reunião de secretários com o Prefeito Miltinho o Vice Marco Antônio e demais secretários onde agradeceu ao Prefeito pelo apoio dado aquela secretaria até aqui, e voltou afirmar que teremos um ano atípico na agricultura municipal. E lembrou ainda que as pessoas da agricultura devem procurar primeiro a secretaria quando quiser ajuda, pois segundo ele, as portas estão abertas a todos.

Leia Também:  Produtor investe em mudas de cacau para fabricação de chocolate em Colniza MT

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA