COLNIZA

BRASIL

Eleições na Argentina: 100 argentinos votaram em Brasília

Publicados

em

Votação ocorreu na Embaixada da Argentina na capital federal brasileira
Reprodução/ Facebook 19.11.2023

Votação ocorreu na Embaixada da Argentina na capital federal brasileira

A Embaixada da Argentina na capital federal brasileira informou que 100 argentinos votaram em Brasília — dos 365 aptos a votar — no segundo turno da eleição presidencial do país vizinho, que ocorreu neste domingo (19).

A presença superou os 94 votantes registrados no primeiro turno. A embaixada já esperava que não fosse atingido o número total de aptos, porque entre os habilitados para votar em Brasília estão, por exemplo, moradores argentinos de Manaus.

As urnas fecharam às 18h e a contagem dos votos já começou. A previsão é que o resultado saia a partir de 21h, segundo o secretário interino da Câmara Nacional Eleitoral, Sebastián Schimmel.

“Como certamente será uma eleição acirrada, teremos que esperar até que 98% dos votos tenham sido contados”, disse o secretário no sábado (18).


As urnas do segundo turno da eleição presidencial argentina fecharam às 18h deste domingo (19) e a contagem dos votos já começou. A previsão é que o resultado saia a partir de 21h , segundo o secretário interino da Câmara Nacional Eleitoral, Sebastián Schimmel.

Leia Também:  BB é o 1º mais sustentável do mundo no setor financeiro e o 8º no ranking Global

“Como certamente será uma eleição acirrada, teremos que esperar até que 98% dos votos tenham sido contados”, disse o secretário no sábado (18).

A cientista política argentina Paola Zuban, explicou ao Último Segundo que no país até às 21h não se pode publicar dados sobre os votos: “A partir dessa hora, a Justiça Eleitoral começa a subir os dados no aplicativo Elecciones Argentina 2023, que se habilita a partir das 21h.”

Para a especialista, caso Sergio Massa, candidato de centro-esquerda e ministro da Economia, vença o pleito contra Javier Milei, candidato ultraliberalista, há chances de manifestações nas ruas.

“No nosso último estudo, 38% das pessoas disseram que ‘se Massa ganhar, é por fraude'”, afirmou ela. Confira a entrevista completa neste link.

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Lula desembarca em Berlim e defende “parceria estratégica” com alemães

Publicados

em

Por

Lula chegou em Berlim
Ricardo Stuckert/Presidência da República

Lula chegou em Berlim


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Berlim, Alemanha, neste domingo (3), após sua participação na COP 28 em Dubai. A visita tem como objetivo estabelecer novos passos na relação entre Brasil e Alemanha, retomando o diálogo que, segundo o petista, havia sido abandonado em governos anteriores.

“Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, destacou o presidente brasileiro.

Durante sua estadia na Alemanha, Lula terá uma série de agendas até terça-feira (5), visando definir parcerias e cooperações em áreas estratégicas, como energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. O petista ressaltou a importância de reforçar a parceria estratégica entre o Brasil e a Alemanha.

Em termos comerciais, o intercâmbio entre Brasil e Alemanha movimentou US$ 19 bilhões em 2022, consolidando os alemães como o quarto maior parceiro comercial do Brasil globalmente e o primeiro na Europa.

Na agenda para segunda-feira (4), Lula participará de uma reunião entre ministros da Alemanha e do Brasil, com a expectativa de assinatura de acordos em áreas cruciais como meio ambiente, agricultura e ciência.

Leia Também:  BB é o 1º mais sustentável do mundo no setor financeiro e o 8º no ranking Global

Além disso, o presidente terá um encontro com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e participará de um fórum empresarial com representantes dos dois países.


Lula iniciou sua estadia em Berlim com um jantar ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, onde expressou seu interesse em atrair investimentos alemães para o Brasil.

“Faz muito tempo que a Alemanha não investe na América do Sul. […] Precisa se voltar para o Brasil. Sobretudo neste momento que o Brasil está trabalhando a questão da energia limpa, de renovação, transição energética, Amazônia, biodiversidade. Brasil é a bola da vez. É só investir”, declarou.

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA