COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

“Se essa rua fosse minha” terá apoio do Ministério das Cidades

Publicados

em

Brasília (DF) – Uma nova parceria será firmada entre o Ministério das Cidades e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), para implementar o projeto “Se essa rua fosse minha”, que visa transformar as ruas brasileiras em espaços mais seguros, acessíveis e sustentáveis. O convite para formalizar a nova parceria foi realizado em meio ao 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), em São Paulo.

A diretora de Estruturação de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Cristiana Scorza, entregou uma proposta de cooperação à CBIC, reforçando o interesse do Governo Federal em colaborar com o setor privado para promover melhorias na infraestrutura urbana. “Queremos estabelecer essa parceria para transformar as ruas das nossas cidades”, disse Cristiana.

A diretora citou, ainda, o Pró-Cidades como uma das possíveis fontes de financiamento para projetos de desenvolvimento urbano. Atualmente, por meio do programa, o Ministério das Cidades disponibiliza R$ 1,6 bilhão por ano para o financiamento de projetos integrados de reabilitação ou modernização tecnológica de perímetros urbanos.

Leia Também:  Webinário orienta prefeitos na elaboração de projetos na Seleção do Novo PAC de Obras de Contenção de Encostas - Periferia Viva

Com juros mais baixos e prazos para pagamentos mais longos, o Pró-Cidades é uma alternativa às prefeituras na implantação das políticas públicas de prevenção de desastres. O prazo de carência é de 48 meses e o pagamento pode ser feito em até 20 anos.

O projeto “Se essa rua fosse minha” foi desenvolvido pela Comissão de Infraestrutura da CBIC, em conjunto com o coletivo CBIC Jovem. A ideia é garantir que as ruas das cidades brasileiras ofereçam saneamento, segurança, conforto e acessibilidade para todos os cidadãos, independentemente de gênero, idade ou condição econômica.

“O ‘Se essa rua fosse minha’ é um projeto inovador e será a marca da nossa gestão neste mandato”, afirmou Renato Correia, presidente da CBIC, que recebeu o documento do Ministério das Cidades. “A rua é a primeira coisa que a gente encontra quando sai de casa e queremos ter a mesma sensação quando saímos do nosso lar, de segurança, de lazer, de conforto”, finalizou. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Leia Também:  Governo Federal publicará no dia 24 de fevereiro edital para a segunda etapa do Novo PAC Seleções

Fonte: Ministério das Cidades

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Minha Casa, Minha Vida avança em 12 estados

Publicados

em

Brasília (DF) – São 2.026 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida com autorização para serem contratadas, divididas entre as modalidades Entidades e Rural do Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, famílias de 27 municípios, em 12 estados, terão a oportunidade de ter sua casa própria. Cerca de 8 mil pessoas devem ser contempladas pelos novos empreendimentos. A informação foi publicada nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União. 

Minha Casa, Minha Vida – Entidades 

No Norte, o município de Porto Nacional, em Tocantins, foi contemplado com 50 unidades habitacionais. Desde 2023, 57,7 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida foram selecionadas na região Norte. 

No Nordeste, cinco estados foram beneficiados. Bahia teve três municípios contemplados, sendo Bom Jesus da Lapa, Casa Nova e Xique-Xique, que receberam, respectivamente, 150, 50 e 50 moradias cada. No Maranhão, o município de Jenipapo dos Vieiras recebeu 50 moradias. No Piauí, foram 50 unidades habitacionais para a Colônia do Piauí, e 25 para Sigefredo Pacheco. Para Pernambuco, a capital, Recife, foi beneficiada com 64 moradias, enquanto o Caetés foi contemplado com dois empreendimentos de 50 unidades habitacionais cada, somando 100 no total para o município. A Paraíba teve quatro municípios contemplados, sendo, Aparecida, com 50 moradias, Mari, com 95, Sapé, com 150, e Alagoinha, com 50. Por último, Sergipe teve dois municípios beneficiados, Moita Bonita, com 48 moradias, e Umbaúba, com 100. Ao todo, entre 2023 e 2025, foram selecionadas 174,7 mil unidades habitacionais para a região Nordeste. 

Leia Também:  Minha Casa, Minha Vida avança por novas unidades habitacionais no Maranhão

No Centro-Oeste, o município de Senador Canedo (GO) foi contemplado com 50 moradias. Para a região, 26 mil unidades habitacionais foram selecionadas desde a retomada do Minha Casa, Minha Vida. 

No Sudoeste, o município de Diadema, em São Paulo, terá 158 novas moradias. Já Minas Gerais teve quatro municípios beneficiados. A capital, Belo Horizonte, foi duas vezes contemplada, com 50 unidades habitacionais em cada, sendo 100 no total. Os municípios de Sabará e Piranga foram mencionados uma vez na lista de novas contratações, sendo 250 novas residências em Sabará e 36 para Piranga. O município de Pedras de Maria da Cruz terá 150 novas moradias, divididas entre três empreendimentos de 50 cada. As casas fazem parte do total de 92,7 mil unidades habitacionais selecionadas para a região Sudeste desde a retomada do Minha Casa, Minha Vida. 

No Sul, Santo Augusto (RS) terá 38 novas moradias. Elas fazem parte das 42,6 mil unidades habitacionais selecionadas para o Sul a partir de 2023.  

O Minha Casa, Minha Vida Entidades financia a construção de moradias em áreas urbanas para famílias de baixa renda organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos. Desde 2023, foram selecionadas 49,4 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida – Entidades por todo o Brasil. 

Leia Também:  Cidades paulistas aceleram em direção a investimentos de mobilidade

Minha Casa, Minha Vida – Rural 

No Nordeste, o município de Cândido Mendes, no Maranhão, foi contemplado com 50 novas residências. No Sergipe, o município de Muribeca foi beneficiado com a mesma quantia de moradias, 50. 

No Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso do Sul teve seu município de Porto Murtinho contemplado com 31 novas moradias. 

No Sudoeste, em Minas Gerais, o município de Itamarandiba terá 24 unidades habitacionais. 

No Sul, o município de Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul, foi beneficiado com sete novas residências. 

O Minha Casa, Minha Vida Rural atende agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais. A modalidade prevê a possibilidade de o projeto arquitetônico atender às necessidades específicas da vida no campo, com características que respeitam o meio ambiente e as condições locais. Em todo o Brasil, foram selecionadas 75 mil novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida – Rural desde 2023. 

Para mais informações, acesse as Portarias na íntegra: Portaria MCID Nº 366 (MCMV – ENTIDADES)  e Portaria MCID Nº 375 (MCMV – RURAL).

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA