COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Atleta paralímpico muda cenário de vida ao ser beneficiado pelo Programa Bolsa Atleta

Publicados

em

Na campanha pelos 20 anos do Bolsa Atleta, um dos maiores programas de incentivo ao esporte do mundo, o atleta paralímpico Vinícius Rodrigues Bento destaca a importância do programa para o esporte brasileiro e como sua vida foi transformada ao ser contemplado com o benefício. Com muito treino e dedicação, ele agarrou a oportunidade e se tornou um grande medalhista.

O velocista paralímpico, que compete na modalidade de atletismo na categoria T63 (para amputados abaixo do joelho), teve a perna direita amputada aos 19 anos, após um acidente de moto na Avenida Bento Munhoz da Rocha, em Maringá, onde morava. Natural de Primavera, distrito de Rosana (SP), Vinícius encontrou no esporte um novo propósito de vida.

Ele entrou para o programa em 2017 e, imediatamente, saiu de Maringá (PR) para realizar seu sonho em Curitiba. “Fiquei muito animado e feliz ao ser contemplado com o Bolsa Atleta. Foi a maior alegria da minha vida. Sempre queremos dar o nosso melhor. Creio que, para mim e para 80% dos esportistas brasileiros, o Bolsa Atleta é a salvação, principalmente nessa rotina intensa de treinos. Foram três anos até alcançar um bom nível”, relata.

Fiquei muito animado e feliz ao ser contemplado com o Bolsa Atleta. Foi a maior alegria da minha vida. Sempre queremos dar o nosso melhor. Creio que, para mim e para 80% dos esportistas brasileiros, o Bolsa Atleta é a salvação, principalmente nessa rotina intensa de treinos.”
Vinícius Rodrigues 
Atleta 

Vinícius conta que o esporte paralímpico transformou sua vida e que já teve a oportunidade de viajar o mundo competindo em diversos países. Ele revela que recebeu incentivo da medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina, que o visitou no hospital logo após a cirurgia. “Ela foi meu grande incentivo e é minha madrinha no esporte”, diz.

Leia Também:  Vasco vence Marcílio Dias e aguarda seu próximo adversário na Copa do Brasil

O paulista conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, subindo ao pódio nos 100 metros da classe T63, destinada a atletas amputados acima do joelho. Em 2019, quebrou o recorde mundial na mesma prova, na abertura do Open Loterias Caixa de Atletismo e Natação, em São Paulo, ao completar a corrida em 11s95.

Vinte anos de transformação no esporte
A campanha dos 20 anos do Bolsa Atleta apresenta um panorama do impacto do programa ao longo de suas duas décadas de existência, destacando números impressionantes e seu papel fundamental para o esporte e a sociedade. O Bolsa Atleta não apenas fomenta a conquista de medalhas, mas também transforma vidas e promove a inclusão social.

Atualmente, o programa soma mais de 9 mil atletas contemplados, distribuídos entre as categorias olímpica/paralímpica, internacional, nacional, de base e estudantil, além da Atleta Pódio – a categoria mais alta do programa.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, 100% dos medalhistas brasileiros já receberam apoio do Bolsa Atleta em algum momento de suas trajetórias, reafirmando o impacto positivo do programa no desenvolvimento do esporte nacional.

Leia Também:  Consulta Pública identifica modalidades mais populares do e-Sports no Brasil

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Publicados

em

Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Lucas Romero e Kaio Jorge (duas vezes) garantiram os três pontos para a equipe celeste, que não vencia há quatro jogos.

O Cruzeiro dominou a partida e criou as melhores oportunidades. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge sofreu pênalti após ser derrubado por Ronaldo na área. O próprio atacante foi para a cobrança, mas o goleiro do Bahia defendeu, evitando o primeiro gol do Cruzeiro.

Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro não se abateu e continuou pressionando. Aos 51 minutos, Lucas Romero acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Ronaldo, abrindo o placar para a equipe celeste.

No segundo tempo, o Cruzeiro ampliou a vantagem com dois gols de Kaio Jorge. Aos 19 minutos, o atacante aproveitou um lançamento de Christian, venceu a defesa do Bahia na velocidade e finalizou na saída do goleiro Marcos Felipe. Aos 30 minutos, Kaio Jorge marcou seu segundo gol no jogo, após receber um passe de Lucas Silva e chutar colocado no canto direito do goleiro.

Leia Também:  Flamengo inicia terceira semana da pré-temporada no Ninho do Urubu

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e subiu para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste volta a campo neste domingo, às 20h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

Já o Bahia, com a derrota, permaneceu com três pontos e caiu para a 18ª colocação. A equipe baiana recebe o Ceará na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova.

Próximos Jogos:

Red Bull Bragantino x Cruzeiro: Domingo, 20h30 (de Brasília), Nabi Abi Chedid
Bahia x Ceará: Segunda-feira, 20h (de Brasília), Arena Fonte Nova

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 3 X 0 BAHIA

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 17/04/2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Willian, Kaio Jorge, Willian, Christian e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Erick e Santiago Arias (Bahia)
Gols: Lucas Romero (Cruzeiro) / Kaio Jorge (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Cássio; Fagner (Willian), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Dudu) e Matheus Pereira; Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim

Leia Também:  Verdão se reapresenta após vitória sobre São Paulo e inicia preparação para novo classico

BAHIA: Ronaldo (Marcos Felipe); Santiago Arias (Gilberto), Lippert, Ramos Mingo e Luciano Juba (Rezende); Caio Alexandre, Jean Lucas, Erick (Éverton Ribeiro) e Cauly (Ademir); Erick Pulga e Willian José (Luciano Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA