COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem promove Treinamento Especial sobre Nova Lista de Substância e Métodos Proibidos

Publicados

em

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério do Esporte, promoverá nesta quarta-feira (12.03) às 10h, um Treinamento Especial sobre a nova Lista de Substâncias e Métodos Proibidos de 2025 e suas alterações. O evento online – transmitido pela plataforma Microsoft Teams – tem como público-alvo os gestores da área da saúde e do esporte, atletas, pessoal de apoio ao atleta e a comunidade esportiva.

Os treinamentos especiais integram o Plano de Educação da ABCD. Não é necessário se inscrever para ingressar no evento. O acesso é feito via link (colocar o link). Os treinamentos especiais integram o Plano de Educação da ABCD.

A presidente da ABCD, Adriana Taboza, fará a abertura do treinamento, que terá a duração de uma hora. Em seguida, a coordenadora de Autorizações de Uso Terapêutico da Agência, Angélica Almeida de Araújo, ministrará a primeira palestra. O médico da ABCD, Marcelo Rodrigues Alves Lisboa Patrício de Oliveira, conduzirá a segunda palestra.

“É essencial que os atletas conheçam as atualizações para evitar violações às regras antidopagem. Toda profissão tem suas regras, e com o esporte não é diferente. O atleta precisa estar atento às mudanças da Lista 2025, pois ele é responsável por tudo que é encontrado no seu corpo. Conhecer o regramento antidopagem e a Lista Proibida é essencial para evitar potencial violação”, destacou a presidente da ABCD, Adriana Taboza.

Leia Também:  Athletico-PR vence o Grêmio de virada e avança às oitavas de final

A Lista de substâncias e métodos proibidos no esporte é publicada anualmente e está fundamentada em estudos da Comissão da Agência Mundial Antidopagem. Uma determinada substância ou determinado método pode ser incluído ou excluído da Lista anual com base nos seguintes critérios: potencial ou efetivo ganho de desempenho esportivo; real ou potencial risco à saúde do atleta e aquelas que violem o espírito esportivo, conforme definições no Código Mundial Antidopagem.

Diante da responsabilidade objetiva do atleta por tudo o que ingere e do que é encontrado em seu organismo, bem como das obrigações e responsabilidade do pessoal de apoio do atleta, a abordagem é de extrema importância, especialmente em razão das alterações na Lista de Substâncias e Métodos Proibidos de 2025.

 Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Programa Revelar Talentos completa um ano com aproximadamente 800 jovens atendidos em todo o Brasil

Publicados

em

Criado para transformar o sonho de jovens atletas em realidade, o programa Revelar Talentos comemora, nesta quinta-feira (24), seu primeiro aniversário. Desde abril de 2024, a iniciativa do Ministério do Esporte já atendeu cerca de 800 jovens em 34 núcleos espalhados por 15 estados brasileiros, oferecendo suporte técnico e financeiro para o desenvolvimento de futuros campeões.

Voltado ao esporte de alto rendimento, o Revelar Talentos tem como objetivo identificar e preparar jovens promessas do esporte nacional, com foco especial em atletas de até 21 anos. O programa também apoia treinadores, técnicos, equipes multidisciplinares, pesquisadores e gestores. Cada núcleo recebe um aporte de R$ 600 mil para subsidiar os treinamentos com equipamentos e toda a estrutura necessária para os atletas.

“Esses jovens estão recebendo apoio técnico e financeiro, com o objetivo de aprimorar habilidades e ganhar experiência competitiva. É um projeto que começou pequeno, mas que está alcançando uma amplitude muito grande em todo o país, funcionando como uma mola propulsora para as próximas gerações. O jovem terá o incentivo e, principalmente, o apoio do Ministério do Esporte”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca.

Leia Também:  Athletico-PR vence o Grêmio de virada e avança às oitavas de final

“O aniversário do Revelar Talentos marca uma trajetória de consolidação de uma política pública estratégica para o desenvolvimento do esporte de base no Brasil. Ao investir na identificação e no desenvolvimento de jovens promessas em todo o país, o programa cumpre um papel fundamental na formação da próxima geração de atletas de alto rendimento. É uma iniciativa que alia planejamento e visão de futuro, contribuindo para a excelência esportiva nacional”, acredita a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques.

Parcerias de sucesso
Um dos exemplos de destaque é o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), que, em parceria com o Governo Federal, possibilitou a aquisição de equipamentos de alto nível, como a esteira HD Tread, um modelo curvo e autossuficiente, projetado para aprimorar a técnica e a precisão da corrida no alto rendimento. Somente nesse espaço funcionam quatro núcleos, nas modalidades de atletismo, boxe, taekwondo e rugby.

“Recebemos investimentos para a compra de novos equipamentos de treinamento para o centro: barras olímpicas, anilhas, colchão de salto em altura, blocos de partida, entre outros. Programas como esse são essenciais para garantir a continuidade, o crescimento e a excelência do esporte brasileiro”, destaca o supervisor de Avaliação e Treinamento no NAR-SP, Valter Ponsano.

Leia Também:  Inter perde para o River Plate no jogo de ida das oitavas da Libertadores

Assim como o núcleo de SP, o Ministério do Esporte mantém parceria com outras 19 instituições esportivas, fortalecendo atletas de diversas modalidades, entre elas: badminton, atletismo, basquete, vôlei, judô, boxe, escalada esportiva, remo, natação, entre outras.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA