ESPORTES
Com apoio do MEsp, projeto social em Sobradinho (DF) impulsiona jovens atletas

Por trás de cada medalha, existe uma história. No Centro de Atletismo de Sobradinho, dentro do Estádio Augustinho Lima, região administrativa do Distrito Federal, a pouco mais de 25 km de Brasília, essas histórias não são apenas contadas, elas são vividas diariamente. Com a implantação de um núcleo do programa Revelar Talentos do Ministério do Esporte na região, o esporte se tornou ferramenta de cidadania, inclusão e esperança para dezenas de jovens atletas do DF.
A parceria com o Centro de Atletismo de Sobradinho visa beneficiar diretamente atletas, homens e mulheres, em diferentes modalidades do atletismo, com foco na formação esportiva voltada ao alto rendimento.
“O projeto reforça nosso compromisso em criar oportunidades que vão além do esporte, promovendo cidadania e desenvolvimento humano”, afirmou a secretária nacional de Excelência Esportiva da pasta, Iziane Marques. “Estamos certos de que, com apoio técnico especializado e uma estrutura de qualidade, esse projeto será um modelo. O exemplo do Caio Bonfim mostra onde essa semente pode florescer.”
E Caio Bonfim, medalhista olímpico de prata na marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, é a prova viva disso. “Eu fui criado nesse projeto. Sempre fui apaixonado por essa iniciativa, que começou com os meus pais. Hoje, ver meus filhos aqui também é emocionante. A marcha atlética sempre teve pouca visibilidade, e agora está crescendo.”
Para ele, o projeto não é apenas uma estrutura de treinamento, é um celeiro de talentos e, mais do que isso, de sonhos. “O brasileiro gosta de bons resultados, mas esses resultados são frutos de anos de trabalho. A medalha trouxe visibilidade, sim, mas o trabalho começou muito antes dela.”
Essa jornada também é vivida por Gabriela Muniz, com uma década de carreira na marcha atlética. Ela também é fruto do projeto e participou dos Jogos de Paris: “Eu fico muito feliz, porque até uns anos atrás era eu quem estava no lugar dessas crianças. Hoje, ver o projeto crescendo, formando atletas dedicados, com apoio técnico de qualidade, é gratificante.”
A formação esportiva
À frente de tudo isso está Gianette Bonfim, treinadora e idealizadora do projeto. Ela também foi atleta da marcha atlética e recordista nacional da modalidade. Hoje, dedica-se a formar atletas e apresentar o atletismo para dezenas de crianças.
“Começamos com o lúdico, pra entender se a criança quer ficar. Depois, entra a formação séria. Temos como lema: da base ao alto rendimento. Hoje, temos 80 atletas treinando forte, com representantes em todas as categorias do atletismo nacional.”
A rotina é puxada. Treinos de segunda a sábado, entre pista, rua e academia. Mas o esforço vale a pena. Três atletas olímpicos já foram formados no centro. “Evoluímos muito, inclusive nas políticas públicas de apoio. Antes, era inacessível chegar até o Ministério do Esporte. Hoje, somos ouvidos, recebidos, atendidos. Isso mostra que o esporte brasileiro está sendo levado a sério.”
As crianças e jovens têm acesso a 16 modalidades dentro do atletismo. A única prova que o centro ainda não oferece é o salto com vara. Para muitos, é a primeira vez que têm contato com uma estrutura completa. “O atletismo é democrático. Contempla todos os estilos. Às vezes, o menino tem talento e nem sabe. O projeto dá essa oportunidade — não só para ser campeão, mas para se descobrir, para crescer como pessoa”, reforça Caio Bonfim.
Revelar Talentos
O programa Revelar Talentos oferece apoio a equipes e atletas brasileiros que se encontram nas fases iniciais do treinamento esportivo. O objetivo é identificar e desenvolver jovens talentos, promovendo o potencial esportivo de crianças e adolescentes que estão começando no esporte de excelência. O público-alvo são atletas com até 21 anos, além de treinadores, técnicos, equipes multidisciplinares, pesquisadores e gestores.
Desde o lançamento da iniciativa, em abril de 2024, mais de 800 jovens promissores passaram a ser atendidos, com foco no desenvolvimento para o alto rendimento. Atualmente, o programa conta com 34 núcleos — sendo 3 implantados neste ano — em 15 estados brasileiros, abrangendo diversas modalidades esportivas.
Confira mais fotos no Flickr do Ministério do Esporte
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte


ESPORTES
Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Lucas Romero e Kaio Jorge (duas vezes) garantiram os três pontos para a equipe celeste, que não vencia há quatro jogos.
O Cruzeiro dominou a partida e criou as melhores oportunidades. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge sofreu pênalti após ser derrubado por Ronaldo na área. O próprio atacante foi para a cobrança, mas o goleiro do Bahia defendeu, evitando o primeiro gol do Cruzeiro.
Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro não se abateu e continuou pressionando. Aos 51 minutos, Lucas Romero acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Ronaldo, abrindo o placar para a equipe celeste.
No segundo tempo, o Cruzeiro ampliou a vantagem com dois gols de Kaio Jorge. Aos 19 minutos, o atacante aproveitou um lançamento de Christian, venceu a defesa do Bahia na velocidade e finalizou na saída do goleiro Marcos Felipe. Aos 30 minutos, Kaio Jorge marcou seu segundo gol no jogo, após receber um passe de Lucas Silva e chutar colocado no canto direito do goleiro.
Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e subiu para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste volta a campo neste domingo, às 20h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.
Já o Bahia, com a derrota, permaneceu com três pontos e caiu para a 18ª colocação. A equipe baiana recebe o Ceará na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova.
Próximos Jogos:
Red Bull Bragantino x Cruzeiro: Domingo, 20h30 (de Brasília), Nabi Abi Chedid
Bahia x Ceará: Segunda-feira, 20h (de Brasília), Arena Fonte Nova
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 3 X 0 BAHIA
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 17/04/2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Willian, Kaio Jorge, Willian, Christian e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Erick e Santiago Arias (Bahia)
Gols: Lucas Romero (Cruzeiro) / Kaio Jorge (Cruzeiro)
CRUZEIRO: Cássio; Fagner (Willian), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Dudu) e Matheus Pereira; Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim
BAHIA: Ronaldo (Marcos Felipe); Santiago Arias (Gilberto), Lippert, Ramos Mingo e Luciano Juba (Rezende); Caio Alexandre, Jean Lucas, Erick (Éverton Ribeiro) e Cauly (Ademir); Erick Pulga e Willian José (Luciano Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni
Fonte: Esportes
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Governador inaugura Comando da PM, vistoria obra na BR-163 e participa da abertura da Norte Show
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia Civil cumpre internação de menor envolvido em lesão corporal seguida de morte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Foragido por morte de policial civil aposentado é preso pela Polícia Civil em balsa no Rio Teles Pires
-
POLÍCIA7 dias atrás
Mãe e filho são presos em flagrante pela Polícia Militar com 81 porções de drogas
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia Civil realiza operação para reintegração de posse de área rural em Alto Araguaia
-
POLÍCIA7 dias atrás
Derf de Rondonópolis recebe reforço na segurança com câmeras, decibelímetros e novos equipamentos
-
CIDADES7 dias atrás
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Governo de MT nomeia mais 52 novos policiais penais e agentes socioeducativos