COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Confederação Brasileira de Desportos de Surdos completa 40 anos

Publicados

em

No dia 12 de abril, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) comemorou 40 anos de existência trabalhando  pelo esporte e pela inclusão, além de vitórias e construção de um legado. O Ministério do Esporte construiu durante esse período uma longa trajetória de parcerias com a entidade e apoio institucional. 

Para o secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, celebrar quatro décadas da CBDS é reconhecer a trajetória de uma entidade que tem sido essencial para a inclusão da pessoa com deficiência auditiva no esporte e na sociedade.

“A Secretaria Nacional de Paradesporto [SNPAR] e o Ministério do Esporte têm orgulho de serem parceiros da CBDS em diversas ações, reforçando nosso compromisso com a construção de um Brasil mais inclusivo, em que todos tenham a oportunidade de se desenvolver por meio do esporte, quebrando barreiras e ocupando espaços na sociedade”, acentuou.

A SNPAR, em 2023 e 2024, formalizou parcerias com a confederação, por intermédio de instrumentos denominados termos de fomento. Esses expedientes se deram tanto por discricionário, como por emenda parlamentar. O aporte pela foi de quase R$ 850 mil, voltados para realização de competições e auxílio para a participação de delegações nacionais em competições fora do país.

Campeonato Brasileiro de Vôlei de Surdos. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp
Campeonato Brasileiro de Vôlei de Surdos. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp
Leia Também:  Brasil Dando a Volta por Cima: ações do MEsp são destaques em evento do Governo Federal

Num país em que existem quase 10,7 milhões de deficientes auditivos, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muitos surdos encontram no esporte uma forma de melhorar sua condição de vida e conseguir o reconhecimento da sociedade. Por isso o apoio institucional do Ministério do Esporte contribui para o acesso a políticas públicas.

Patrocínio público

Em 2024, para melhorar a vida das pessoas com esse tipo de deficiência, o MEsp incluiu nos editais do programa Bolsa Atleta – pela primeira vez – atletas surdos, iniciativa que já está beneficiou 227 surdoatletas das cinco regiões do Brasil, totalizando um investimento de R$ 967.444,00.

A CBDS

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos conta com 4.987 atletas, 1.140 profissionais que atuam nas comissões técnicas, 21 entidades filiadas e 128 clubes, que formam a rede que atua em todo o país com crescimento exponencial. A entidade age fortemente na inclusão social das pessoas surdas por meio do esporte.

Além das competições, a CBDS participa, apoia e promove atividades socioeducativas com objetivo de orientar surdoatletas, familiares e profissionais, descobrir talentos, fortalecer as entidades locais e ampliar a prática regular e saudável de atividades físicas entre surdos.

Leia Também:  Cruzeiro vence primeiro clássico na casa nova do Atlético pelo Brasileirão

Ela tem se empenhado para garantir aos surdoatletas de todo Brasil as melhores condições para o desenvolvimento das atividades esportivas como treinamentos e participação nas competições, gerando benefícios em maior número de surdos de todas as classes sociais, contribuindo com a dignidade e inclusão social desses cidadãos e um País mais justo.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Publicados

em

Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Lucas Romero e Kaio Jorge (duas vezes) garantiram os três pontos para a equipe celeste, que não vencia há quatro jogos.

O Cruzeiro dominou a partida e criou as melhores oportunidades. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge sofreu pênalti após ser derrubado por Ronaldo na área. O próprio atacante foi para a cobrança, mas o goleiro do Bahia defendeu, evitando o primeiro gol do Cruzeiro.

Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro não se abateu e continuou pressionando. Aos 51 minutos, Lucas Romero acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Ronaldo, abrindo o placar para a equipe celeste.

No segundo tempo, o Cruzeiro ampliou a vantagem com dois gols de Kaio Jorge. Aos 19 minutos, o atacante aproveitou um lançamento de Christian, venceu a defesa do Bahia na velocidade e finalizou na saída do goleiro Marcos Felipe. Aos 30 minutos, Kaio Jorge marcou seu segundo gol no jogo, após receber um passe de Lucas Silva e chutar colocado no canto direito do goleiro.

Leia Também:  Atlético-MG vence o Inter no Beira-Rio com golaço de Hulk

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e subiu para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste volta a campo neste domingo, às 20h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

Já o Bahia, com a derrota, permaneceu com três pontos e caiu para a 18ª colocação. A equipe baiana recebe o Ceará na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova.

Próximos Jogos:

Red Bull Bragantino x Cruzeiro: Domingo, 20h30 (de Brasília), Nabi Abi Chedid
Bahia x Ceará: Segunda-feira, 20h (de Brasília), Arena Fonte Nova

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 3 X 0 BAHIA

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 17/04/2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Willian, Kaio Jorge, Willian, Christian e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Erick e Santiago Arias (Bahia)
Gols: Lucas Romero (Cruzeiro) / Kaio Jorge (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Cássio; Fagner (Willian), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Dudu) e Matheus Pereira; Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim

Leia Também:  Hulk marca golaço, Galo vence o Cruzeiro e é o vice-líder do Brasileirão

BAHIA: Ronaldo (Marcos Felipe); Santiago Arias (Gilberto), Lippert, Ramos Mingo e Luciano Juba (Rezende); Caio Alexandre, Jean Lucas, Erick (Éverton Ribeiro) e Cauly (Ademir); Erick Pulga e Willian José (Luciano Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA