ESPORTES
Fortaleza vence o Corinthians e assume a liderança do Brasileirão
O Fortaleza assumiu a liderança do Brasileirão, neste domingo (25.08), ao derrotar o Corinthians, que continua enfrentando dificuldades no Campeonato Brasileiro. O Timão foi derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela 24ª rodada do torneio. O gol da vitória foi marcado por Yago Pikachu, enquanto Pedro Raul e Yuri Alberto desperdiçaram chances claras para os visitantes.
Com este resultado, o Alvinegro permanece na zona de rebaixamento, ocupando a 18ª posição com 20 pontos, dois a menos que o Fluminense, que é o primeiro time fora do Z4 e ainda tem um jogo a menos.
O Jogo
O primeiro tempo na Arena Castelão foi marcado por um ritmo morno, com ambas as equipes se estudando e cometendo muitas faltas, resultando em poucas oportunidades de gol.
A primeira chance mais clara foi do Corinthians, aos 22 minutos, quando Matheus Bidu cruzou para Pedro Raul, que, sem marcação, não conseguiu finalizar corretamente. O Fortaleza respondeu aos 41 minutos com Yago Pikachu, que finalizou sem força, e Felipe Jonatan, que parou em Hugo Souza.
No segundo tempo, o Corinthians teve uma grande oportunidade logo aos três minutos, quando Yuri Alberto, que havia acabado de entrar, saiu cara a cara com o goleiro João Ricardo, mas perdeu a posse da bola. Romero também teve uma chance, mas finalizou fraco.
O Fortaleza assustou aos oito minutos com Kuscevic, que cabeceou nas mãos de Hugo Souza. Aos 16 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Fortaleza, mas após revisão no VAR, a penalidade foi anulada.
O Corinthians quase abriu o placar aos 26 minutos, quando Yuri Alberto tocou na saída de João Ricardo, mas Cardona salvou em cima da linha. Pouco depois, Yuri Alberto teve outra chance, mas a bola desviou na marcação e passou raspando a trave.
As chances desperdiçadas custaram caro. Aos 31 minutos, Moisés fez uma linda jogada individual e deixou para Lucero, que rolou para Pikachu marcar o gol da vitória. Aos 41 minutos, o Fortaleza quase ampliou com Kayzer, mas Hugo Souza fez ótima defesa.
Nos minutos finais, o Corinthians se lançou ao ataque em busca do empate, mas não conseguiu evitar a derrota. A melhor chance foi aos 49 minutos, com Giovane, que parou em João Ricardo. O Fortaleza ainda marcou um segundo gol, mas foi anulado por impedimento.
A derrota deixa o Corinthians em uma situação ainda mais complicada no Campeonato Brasileiro, enquanto o Fortaleza celebra a liderança provisória. O Timão precisa reagir rapidamente para sair da zona de rebaixamento, enquanto o Leão busca manter a boa fase e consolidar sua posição no topo da tabela.
Próximos Compromissos
O Corinthians volta a campo na quinta-feira, às 20 horas (horário de Brasília), quando enfrenta o Juventude pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Já pelo Brasileirão, o próximo desafio do Timão será contra o Flamengo, no domingo, às 16 horas, na Neo Química Arena, pela 25ª rodada.
O Fortaleza, por sua vez, terá um confronto direto pela liderança da liga nacional contra o Botafogo, no sábado, às 21 horas, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 0 CORINTHIANS
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 25/08/2024
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Cartões amarelos: Hércules, Cardona (Fortaleza); Gustavo Henrique, Charles, André Ramalho (Corinthians)
GOL: Yago Pikachu, aos 32 do 2ºT (Fortaleza)
FORTALEZA: João Ricardo; Britez (Tinga), Kuscevic, Tómas Cardona e Felipe Jonatan; Lucas Sasha, Hércules (Emmanuel Martínez), Pochettino (Pedro Augusto); Yago Pikachu, Breno Lopes (Moisés), Lucero (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
CORINTHIANS: Hugo Souza; Félix Torres (Romero), André Ramalho e Cacá; Matheuzinho, Ryan (Raniele), Charles (Giovane), Rodrigo Garro e Matheus Bidu; Talles Magno (Coronado) e Pedro Raul (Yuri Alberto). Técnico: Ramón Díaz
Fonte: Esportes


ESPORTES
Confira os resultados dos atletas brasileiros neste fim de semana

Judô
Após um período de descanso dos tatames, a campeã olímpica Beatriz Souza competiu no último final de semana no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô, em Santiago (Chile). A brasileira conquistou duas medalhas de ouro continentais: venceu a disputa individual na categoria acima de 78 kg (+78kg) e ajudou a equipe brasileira a conquistar o ouro por equipes mistas.
Skate
Rayssa Leal segue fazendo história no skate street mundial. No sábado (3), a brasileira de 17 anos dominou mais uma final e garantiu o título da etapa de Miami da Street League Skateboarding (SLS) 2025. Duas vezes medalhista olímpica, ela somou 32,1 pontos e superou as rivais com quase 10 pontos de diferença. Felipe Gustavo conquistou a medalha de bronze na categoria masculina.
Atletismo
Após vencer os 400 m com barreiras em Kingston e em Miami, Alison dos Santos participou neste domingo (4) do Grand Slam Track 2025, em Miami (EUA). O “Piu” fez sua melhor marca pessoal nos 400 m rasos, com o tempo de 44s53, e conquistou, pela segunda vez, uma etapa do Grand Slam Track.
O brasileiro Matheus Lima também obteve um ótimo resultado na Diamond League. No sábado (3), ele disputou os 400 m com barreiras na etapa de Xangai, na China. Com o tempo de 48s08, Matheus estabeleceu sua nova melhor marca pessoal e terminou a prova na segunda colocação, atrás apenas do norueguês Karsten Warholm.
Vôlei de Praia
A quinta etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, realizada em Lima (Peru), foi marcante para os brasileiros, com duas vitórias. No domingo (4), Gabriel Santiago e Felipe Alves foram campeões do torneio masculino, enquanto Vitória Mendonça e Hegê Almeida levaram o título entre as mulheres. A próxima parada do circuito será em Assunção, no Paraguai.
Marcha Atlética
No domingo (4), foi realizada a etapa de Varsóvia do Circuito Mundial de Marcha Atlética, com os principais marchadores do Brasil em ação. Caio Bonfim terminou a prova masculina dos 20 km em segundo lugar, garantindo a medalha de prata. Já no feminino, o pódio dos 20 km foi todo sul-americano, com a brasileira Viviane Lyra conquistando a medalha de bronze.
Paraciclismo
A seleção brasileira de paraciclismo encerrou sua participação na etapa de abertura da Copa do Mundo 2025, realizada no último final de semana, em Bruges, na Bélgica. A equipe conquistou oito medalhas, sendo quatro no contrarrelógio e outras quatro na prova de resistência.
Levantamento de Peso
Neste domingo (4), Matheus Pessanha fez história ao se sagrar campeão mundial de Levantamento de Peso Sub-20, em Lima (Peru). Pela categoria até 102 kg masculino, o brasileiro bateu o recorde mundial ao atingir a marca de 395 kg.
Meeting Paralímpico
No sábado (3), o Meeting Paralímpico de Cuiabá levou 140 esportistas de atletismo e natação à Universidade Federal de Mato Grosso. As provas foram realizadas tanto para atletas de alto rendimento quanto para promessas do esporte paralímpico. Um dos destaques do evento foi o jovem nadador Nicolas Bassoa, de 15 anos, que conquistou duas medalhas de ouro: uma nos 50 m livre e outra nos 100 m livre, pela classe S10 (limitação físico-motora).
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte