ESPORTES
Ministério do Esporte propõe mudança na Lei Geral do Esporte como mecanismo de combate ao racismo

O aumento dos episódios de racismo em eventos esportivos, principalmente nos estádios de futebol, levou a área técnica do Ministério do Esporte a elaborar uma proposta de mudança na Lei Geral do Esporte. A ideia é criar um novo requisito que obrigue Clubes, Federações e Confederações de todas as modalidades esportivas a adotarem medidas práticas de combate ao racismo.
Quem deixar de cumprir esse novo requisito ficará impedido de receber recursos públicos federais.
Racismo não combina com a sociedade democrática, justa e diversa que estamos construindo.”
André Fufuca
Ministro do Esporte
O texto final, com a proposta de mudança na LGE está em fase final de elaboração pelos técnicos e especialistas do Ministério do Esporte e deverá ser encaminhado para a análise da Presidência da República em pouco tempo. A proposta é abrangente e alcançará inclusive as entidades que busquem obter as certificações que lhes garantem acesso a recursos públicos para investimento em projetos esportivos.
Vencida essa etapa, a proposta deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional, que te responsabilidade de analisar e votar o texto que altera a Lei.
“Toda vez que um novo caso de racismo acontece, repudiamos com veemência exigindo a apuração dos fatos e punição rigorosa para os racistas. Mas não dá pra ficar apenas produzindo notas de repúdio. É preciso fazer mais. Por isso, estamos sugerindo ao presidente Lula essa mudança na Lei Geral do Esporte. Racismo não combina com a sociedade democrática, justa e diversa que estamos construindo”, explica o ministro André Fufuca.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte


ESPORTES
Programa Revelar Talentos completa um ano com aproximadamente 800 jovens atendidos em todo o Brasil

Criado para transformar o sonho de jovens atletas em realidade, o programa Revelar Talentos comemora, nesta quinta-feira (24), seu primeiro aniversário. Desde abril de 2024, a iniciativa do Ministério do Esporte já atendeu cerca de 800 jovens em 34 núcleos espalhados por 15 estados brasileiros, oferecendo suporte técnico e financeiro para o desenvolvimento de futuros campeões.
Voltado ao esporte de alto rendimento, o Revelar Talentos tem como objetivo identificar e preparar jovens promessas do esporte nacional, com foco especial em atletas de até 21 anos. O programa também apoia treinadores, técnicos, equipes multidisciplinares, pesquisadores e gestores. Cada núcleo recebe um aporte de R$ 600 mil para subsidiar os treinamentos com equipamentos e toda a estrutura necessária para os atletas.
“Esses jovens estão recebendo apoio técnico e financeiro, com o objetivo de aprimorar habilidades e ganhar experiência competitiva. É um projeto que começou pequeno, mas que está alcançando uma amplitude muito grande em todo o país, funcionando como uma mola propulsora para as próximas gerações. O jovem terá o incentivo e, principalmente, o apoio do Ministério do Esporte”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca.
“O aniversário do Revelar Talentos marca uma trajetória de consolidação de uma política pública estratégica para o desenvolvimento do esporte de base no Brasil. Ao investir na identificação e no desenvolvimento de jovens promessas em todo o país, o programa cumpre um papel fundamental na formação da próxima geração de atletas de alto rendimento. É uma iniciativa que alia planejamento e visão de futuro, contribuindo para a excelência esportiva nacional”, acredita a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques.
Parcerias de sucesso
Um dos exemplos de destaque é o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP), que, em parceria com o Governo Federal, possibilitou a aquisição de equipamentos de alto nível, como a esteira HD Tread, um modelo curvo e autossuficiente, projetado para aprimorar a técnica e a precisão da corrida no alto rendimento. Somente nesse espaço funcionam quatro núcleos, nas modalidades de atletismo, boxe, taekwondo e rugby.
“Recebemos investimentos para a compra de novos equipamentos de treinamento para o centro: barras olímpicas, anilhas, colchão de salto em altura, blocos de partida, entre outros. Programas como esse são essenciais para garantir a continuidade, o crescimento e a excelência do esporte brasileiro”, destaca o supervisor de Avaliação e Treinamento no NAR-SP, Valter Ponsano.
Assim como o núcleo de SP, o Ministério do Esporte mantém parceria com outras 19 instituições esportivas, fortalecendo atletas de diversas modalidades, entre elas: badminton, atletismo, basquete, vôlei, judô, boxe, escalada esportiva, remo, natação, entre outras.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status
-
ESPORTES4 dias atrás
Palmeiras vence o Fortaleza e garante liderança isolada no Brasileirão
-
POLÍTICA3 dias atrás
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
POLÍTICA3 dias atrás
Comissão debate impactos da estiagem que assola o Rio Grande do Sul
-
POLÍTICA3 dias atrás
Cancelado debate sobre aspectos econômicos da COP30
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Seduc inicia aulas do Mais MT Muxirum em 5 de maio com adesão de 142 municípios
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Ana Paula Siebert exibe corpo em forma ao posar de biquíni em piscina: ‘Fazenda’
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas