COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Ministérios do Esporte e da Igualdade Racial cobram providências da Conmebol após ato racista contra jogadores brasileiros

Publicados

em

O Ministério do Esporte e o Ministério da Igualdade Racial encaminharam, nesta sexta-feira (7), um ofício à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) solicitando providências urgentes sobre os atos de injúria racial sofridos pelos jogadores Figueiredo e Luighi, do Palmeiras, durante a partida da Copa Libertadores Sub-20 contra o Cerro Porteño, no Estádio Gunther Vogel, no Paraguai.

Segundo relatos e imagens divulgadas pela imprensa, um torcedor imitou um macaco em direção a Figueiredo, enquanto Luighi foi chamado de “macaco” por torcedores adversários. Mesmo após o alerta de Luighi ao árbitro Augusti Menendez, a denúncia foi ignorada, e a partida seguiu normalmente.

“Diante da gravidade dos fatos, o Ministério do Esporte e o Ministério da Igualdade Racial, no exercício de suas atribuições, vêm requerer … a apuração dos fatos ocorridos, confiando que essa organização esportiva conduzirá a investigação para apuração dos fatos com a máxima seriedade e celeridade, adotando medidas disciplinares efetivas”, diz o documento.

No ofício assinado pelo ministro do Esporte, André Fufuca, e pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, as pastas destacam a necessidade de uma apuração rigorosa e a adoção de medidas disciplinares efetivas. O documento reforça o compromisso das instituições no combate ao racismo no esporte, exige que a Conmebol adote punições exemplares para evitar que episódios como este se repitam e cobra informações sobre as medidas adotadas.

Leia Também:  Bahia está pronto para encarar o Fortaleza pelo Brasileirão

“Racismo é crime e não será tolerado em hipótese alguma. É essencial que a Conmebol demonstre seu compromisso com a igualdade e o respeito, garantindo que eventos como este sejam tratados com a seriedade que merecem”, cobrou o ministro André Fufuca.

“Não há mais espaço para tolerar práticas criminosas como essa em Ligas de futebol ou qualquer esporte no Brasil, América Latina ou no mundo. A promoção da igualdade e o combate ao racismo exigem ações concretas como essa. Com racismo, não tem jogo”, completou a ministra Anielle Franco.

O Ministério do Esporte e o Ministério da Igualdade Racial reiteraram que seguirão acompanhando o caso e cobrando ações efetivas para garantir um ambiente esportivo mais justo e inclusivo.

Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Publicados

em

Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Lucas Romero e Kaio Jorge (duas vezes) garantiram os três pontos para a equipe celeste, que não vencia há quatro jogos.

O Cruzeiro dominou a partida e criou as melhores oportunidades. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge sofreu pênalti após ser derrubado por Ronaldo na área. O próprio atacante foi para a cobrança, mas o goleiro do Bahia defendeu, evitando o primeiro gol do Cruzeiro.

Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro não se abateu e continuou pressionando. Aos 51 minutos, Lucas Romero acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Ronaldo, abrindo o placar para a equipe celeste.

No segundo tempo, o Cruzeiro ampliou a vantagem com dois gols de Kaio Jorge. Aos 19 minutos, o atacante aproveitou um lançamento de Christian, venceu a defesa do Bahia na velocidade e finalizou na saída do goleiro Marcos Felipe. Aos 30 minutos, Kaio Jorge marcou seu segundo gol no jogo, após receber um passe de Lucas Silva e chutar colocado no canto direito do goleiro.

Leia Também:  Fortaleza conquista terceiro título da Copa do Nordeste nos pênaltis após confronto emocionante com CRB

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e subiu para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste volta a campo neste domingo, às 20h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

Já o Bahia, com a derrota, permaneceu com três pontos e caiu para a 18ª colocação. A equipe baiana recebe o Ceará na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova.

Próximos Jogos:

Red Bull Bragantino x Cruzeiro: Domingo, 20h30 (de Brasília), Nabi Abi Chedid
Bahia x Ceará: Segunda-feira, 20h (de Brasília), Arena Fonte Nova

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 3 X 0 BAHIA

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 17/04/2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Willian, Kaio Jorge, Willian, Christian e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Erick e Santiago Arias (Bahia)
Gols: Lucas Romero (Cruzeiro) / Kaio Jorge (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Cássio; Fagner (Willian), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Dudu) e Matheus Pereira; Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim

Leia Também:  Brasil estreia no Grand Prix de Judô da Áustria com equipe de atletas bolsistas do governo federal

BAHIA: Ronaldo (Marcos Felipe); Santiago Arias (Gilberto), Lippert, Ramos Mingo e Luciano Juba (Rezende); Caio Alexandre, Jean Lucas, Erick (Éverton Ribeiro) e Cauly (Ademir); Erick Pulga e Willian José (Luciano Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA