COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Mulheres no Esporte: respeito, igualdade e vitórias no Dia Internacional da Mulher

Publicados

em

Respeito com as mulheres é mais do que um princípio; é um compromisso que deve ser reafirmado diariamente. Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, celebramos a força, a coragem e as conquistas femininas em diversas áreas, com destaque para o esporte, onde atletas brasileiras desafiam limites e provam seu talento.

A campanha do Ministério do Esporte, “Respeite. Ou assista a gente vencer.”, é um recado direto: ou as mulheres são reconhecidas e respeitadas, ou aqueles que duvidam terão que presenciar suas vitórias. E o MEsp tem trabalhado para impulsionar a participação feminina, desde o esporte de base até o alto rendimento. Todos os projetos e programas fomentados pela pasta têm como regra a participação de, no mínimo, 50% de meninas e mulheres.

Na Secretaria Nacional de Excelência Esportiva (SNE), o protagonismo feminino é impulsionado por meio de iniciativas concretas, como o Programa Revelar Talentos, que, em apenas 10 meses, já atende 423 atletas femininas em 15 estados, promovendo o desenvolvimento do esporte de base e a formação de novas campeãs em modalidades como atletismo, judô, ginástica rítmica, boxe, remo, vôlei, skate e escalada.

O Dia Internacional da Mulher é um momento para reafirmarmos o compromisso com a equidade de gênero no esporte. As mulheres atletas têm demonstrado garra, superação e talento em diversas modalidades, e cabe a nós, gestores, garantir que elas tenham as condições necessárias para alcançar o mais alto nível.”

Iziane Marques
Secretária Nacional de Excelência Esportiva

Compromisso com a equidade
“O Dia Internacional da Mulher é um momento para reafirmarmos o compromisso com a equidade de gênero no esporte. As mulheres atletas têm demonstrado garra, superação e talento em diversas modalidades, e cabe a nós, gestores, garantir que elas tenham as condições necessárias para alcançar o mais alto nível”, destaca a secretária da SNE, Iziane Marques.

Leia Também:  Com bicampeonato, Flamengo quebra tabu de 38 anos no Brasileirão Assaí

O Ministro do Esporte, André Fufuca, também reforça esse compromisso: “Nossa gestão tem priorizado a inserção de meninas e mulheres na prática esportiva. Nosso compromisso é garantir que elas tenham as mesmas oportunidades, visibilidade e respeito que merecem, construindo assim um ambiente mais inclusivo e justo para todos”.

Um exemplo dessas ações foi a conquista da realização da Copa do Mundo de Futebol Feminina em 2027 e a histórica participação das mulheres nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde, pela primeira vez, elas foram maioria na delegação brasileira. Destacaram-se nomes como Rebeca Andrade, Beatriz Souza, Ana Patrícia e Duda, que subiram ao pódio. No paradesporto, atletas como Carol Santiago também brilharam, mostrando que o talento feminino não tem limites.

A pasta também fortalece o esporte feminino por meio de parcerias, como a Copa da Liga de Basquete Feminino (LBF) e a Copa do Mundo de Ginástica, que contará com 320 mulheres competindo. Além disso, o Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio esportivo do mundo, tem sido ampliado para atender cada vez mais mulheres. Em 2024, 4.045 mulheres foram contempladas (44% do total de beneficiários), e para 2025, esse número aumentou para 4.371 atletas, incluindo 21 gestantes ou puérperas.

“Nossas ações demonstram nosso compromisso com a permanência das mulheres no esporte em todas as fases de suas vidas. Seguimos ampliando essas oportunidades, garantindo que meninas e mulheres possam sonhar e prosperar no esporte. O caminho para a equidade passa por políticas públicas eficazes, e estamos trabalhando para que o Brasil continue sendo referência no desenvolvimento do esporte feminino”, reforça Iziane Marques.

Leia Também:  Palmeiras vence com gol no último minuto e leva vantagem mínima para o jogo de volta

Mulheres no Paradesporto
As barreiras ainda persistem, especialmente para as mulheres com deficiência, que enfrentam desafios adicionais. Segundo dados da PNAD, das 18,6 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, mais da metade são mulheres (10,7 milhões), representando 10% da população feminina do país.

“O cenário da mulher no esporte ainda é muito desigual. Apesar da equiparação no número de participantes em modalidades olímpicas, a desigualdade ainda é evidente no patrocínio, tratamento, valorização e salários. No caso das mulheres paralímpicas, a realidade é ainda mais desafiadora”, destaca Nayara Araújo, diretora de Projetos Paradesportivos.

A Secretaria Nacional do Paradesporto tem implementado medidas para ampliar o acesso feminino ao esporte. Seja por fomentos para entidades via Lei de Incentivo ao Esporte, emendas parlamentares ou pelo PPBR, uma regra garante que pelo menos 50% das vagas sejam destinadas a mulheres. “Acreditamos que essas medidas podem auxiliar na construção de um cenário mais equitativo”, conclui Nayara.

O esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social. O reconhecimento e o respeito às mulheres devem ser prioridades. Com investimentos, programas e políticas públicas eficazes, o Brasil segue na direção de um futuro mais igualitário e justo para todas as mulheres no esporte.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Publicados

em

Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Lucas Romero e Kaio Jorge (duas vezes) garantiram os três pontos para a equipe celeste, que não vencia há quatro jogos.

O Cruzeiro dominou a partida e criou as melhores oportunidades. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge sofreu pênalti após ser derrubado por Ronaldo na área. O próprio atacante foi para a cobrança, mas o goleiro do Bahia defendeu, evitando o primeiro gol do Cruzeiro.

Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro não se abateu e continuou pressionando. Aos 51 minutos, Lucas Romero acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Ronaldo, abrindo o placar para a equipe celeste.

No segundo tempo, o Cruzeiro ampliou a vantagem com dois gols de Kaio Jorge. Aos 19 minutos, o atacante aproveitou um lançamento de Christian, venceu a defesa do Bahia na velocidade e finalizou na saída do goleiro Marcos Felipe. Aos 30 minutos, Kaio Jorge marcou seu segundo gol no jogo, após receber um passe de Lucas Silva e chutar colocado no canto direito do goleiro.

Leia Também:  Ary Borges: É muito emocionante pensar em como cheguei aqui

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e subiu para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste volta a campo neste domingo, às 20h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

Já o Bahia, com a derrota, permaneceu com três pontos e caiu para a 18ª colocação. A equipe baiana recebe o Ceará na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova.

Próximos Jogos:

Red Bull Bragantino x Cruzeiro: Domingo, 20h30 (de Brasília), Nabi Abi Chedid
Bahia x Ceará: Segunda-feira, 20h (de Brasília), Arena Fonte Nova

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 3 X 0 BAHIA

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 17/04/2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Willian, Kaio Jorge, Willian, Christian e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Erick e Santiago Arias (Bahia)
Gols: Lucas Romero (Cruzeiro) / Kaio Jorge (Cruzeiro)

CRUZEIRO: Cássio; Fagner (Willian), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Dudu) e Matheus Pereira; Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim

Leia Também:  Palmeiras vence o Flamengo e conquista a Supercopa Betano do Brasil 2023

BAHIA: Ronaldo (Marcos Felipe); Santiago Arias (Gilberto), Lippert, Ramos Mingo e Luciano Juba (Rezende); Caio Alexandre, Jean Lucas, Erick (Éverton Ribeiro) e Cauly (Ademir); Erick Pulga e Willian José (Luciano Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA