COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Governo investe em tecnologia e aparelha Polícia Civil com mais dois dispositivos de extração de celulares

Publicados

em

A Diretoria de Inteligência da Polícia Civil recebeu mais duas unidades do dispositivo de extração, transferência e análise de dados para telefones celulares e dispositivos móveis (Cellebrite), avaliados em aproximadamente R$ 700 mil reais. A entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (7).

Conforme a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, a gestão tem buscado melhorar cada vez mais a qualidade da prestação dos serviços prestados à sociedade e a entrega desses equipamentos reforça ainda mais essa ação estratégica de melhoria.

“Com esses aparelhos, não tenho dúvidas que teremos investigações ainda mais qualificadas”, disse Maidel, agradecendo o empenho e esforço dispensados pelos policiais cotidianamente no combate aos crimes digitais e demais naturezas.

Os aparelhos vão auxiliar os trabalhos investigativos realizados nas Delegacias Especializadas de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá e Várzea Grande.

O delegado titular da Estelionato de Várzea Grande, João Paulo de Andrade Farias, destacou a importância tecnológica da ferramenta para o avanço das ações investigativas. “É uma ferramenta que dará um suporte muito grande para nossas unidades. Agora é só partir para prática”, frisou.

Leia Também:  Primeira-dama de MT promove dia especial para alunos do programa SER Família Criança em Poconé

A titular da Estelionato de Cuiabá, Eliane da Silva Moraes, agradeceu a entrega, considerando os investimentos voltados à Polícia Civil. “A gente agradece o olhar diferenciado com a Estelionato (Delegacia). Vamos corresponder à altura e dar todo suporte necessário na condução das investigações, entregando o melhor trabalho possível para a Polícia Civil e toda sociedade”, enfatizou.

CAPACITAÇÃO

Segundo o Diretor de Inteligência, Juliano Silva de Carvalho, um Curso de Instrução e Capacitação dos policiais para operar os dispositivos (Cellebrite) será realizado nesta segunda-feira (10).

Devem participar investigadores e escrivães lotados nos Núcleos de Inteligência das duas delegacias.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Campanha leva informação e empatia às salas de aula

Publicados

em

Alunos do ensino fundamental do Colégio Coração de Jesus participaram, na tarde desta quinta-feira (24), de uma palestra promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação integra a campanha “Conheça e Entenda o Autismo”, desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Pessoa com Deficiência. A conversa foi conduzida pelo procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança, e pela promotora Daniele Crema.Mais do que apenas informar, o projeto semeia empatia e compreensão entre os jovens, cultivando o respeito às diferenças e estimulando um olhar sensível para a diversidade, dentro e fora da sala de aula. Durante a palestra, os estudantes conheceram de forma acessível as principais características do Transtorno do Espectro Autista, os diferentes níveis de suporte, possíveis causas, abordagens terapêuticas e os direitos garantidos por lei às pessoas autistas.O procurador de Justiça Paulo Prado comenta sobre a importância desse projeto para as crianças e a sociedade como um todo: “Quando falamos de inclusão, falamos de construir uma sociedade mais justa desde a base. Projetos como esse despertam, nas crianças, a sensibilidade e o entendimento de que cada pessoa tem seu jeito único de ver o mundo e isso precisa ser respeitado. É um passo essencial para formar cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para conviver com as diferenças.”A promotora Daniele Crema, que também é coordenadora do CAO, destaca os objetivos da iniciativa: “Nosso propósito com a campanha é justamente esse: levar informação, quebrar preconceitos e abrir espaço para o diálogo. Quando os estudantes compreendem o que é o TEA, eles não apenas acolhem os colegas neurodivergentes, eles se tornam multiplicadores de uma cultura mais inclusiva, dentro e fora da escola.”A ação promoveu, ainda pela manhã, palestras na Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, guiada pela promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, e no Colégio Isaac Newton, com a promotora de Justiça Daniele Crema.A campanha “Conheça e Entenda o Autismo” tem apoio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, da Ouvidoria-Geral do MPMT e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). As ações se estenderão ao longo de todo o ano letivo de 2025, com a realização de palestras em escolas públicas e privadas de Cuiabá.

Leia Também:  Matilha de cachorro-vinagre é flagrada pela primeira vez por câmeras de monitoramento na Transpantaneira

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA