MATO GROSSO
Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.
O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.
Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.
O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.
Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:
Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.
Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.
Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.
Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.
Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).
A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Jovem empreendedora transforma investimento em oportunidade de crescimento com apoio da Desenvolve MT

Aos 21 anos, Geovanna Diego já soma conquistas que muitos levam décadas para alcançar. Natural de Tangará da Serra e atualmente moradora de Diamantino, ela é fundadora da Fina Evidência, uma loja de roupas femininas que nasceu de um sonho antigo e tomou forma graças à sua determinação, visão de negócio e ao apoio financeiro da Desenvolve MT.
A jovem empreendedora não mediu esforços para estruturar seu negócio e utilizou o financiamento de forma estratégica, conseguindo inaugurar o espaço físico da loja em um dos pontos mais movimentados da cidade.
“Com o crédito, consegui montar a loja, fiz uma fachada, comprei araras, provadores, manequins, cabides e fiz a reposição de mercadorias. Planejei as mudanças pensando em criar um ambiente mais acolhedor para meus clientes”, destaca Geovanna.
A mudança de formato do negócio, do on-line para o espaço físico, trouxe resultados expressivos. Após conseguir o financiamento, a empresária viu seu faturamento crescer cerca de 80%. Ela relata que o ponto físico a permitiu alcançar um público maior e impulsionar as vendas, mantendo o equilíbrio financeiro da loja e garantindo o pagamento das parcelas do financiamento. Hoje, a loja se tornou autossustentável, cobrindo contas fixas, salário de funcionários e reposição de estoque.
A paixão por moda e a inspiração familiar no empreendedorismo despertaram cedo na empresária. Aos 17 anos, ela iniciou suas primeiras vendas online com a irmã, mas foi apenas em 2023 que decidiu profissionalizar a marca, registrar o CNPJ e investir de vez na loja. Mesmo conciliando faculdade de administração, casamento e um emprego fixo, ela não abriu mão de tirar o sonho do papel.
Apesar de todos os desafios, Geovanna não pensa em abandonar o emprego formal por enquanto. Para ela, a segurança da renda fixa é essencial neste início, mas garante que o plano é, em breve, dedicar-se exclusivamente à loja.
“Daqui a seis meses, acredito que a Fina Evidência já vai conseguir sustentar totalmente a nossa renda”, afirma.
O sucesso da jovem empreendedora é reflexo de sua coragem, disciplina e planejamento. Geovanna persistiu no seu propósito e transformou seu sonho em realidade com apoio da Desenvolve MT. A sua loja é, hoje, um exemplo de que acreditar em si mesmo, e com a ajuda certa, pode chegar longe.
Linhas de crédito Desenvolve MT
A Desenvolve MT oferece diversas linhas de crédito para apoiar empreendedores mato-grossenses na expansão e modernização de seus negócios. As opções incluem a linha Desenvolve Empresarial, com financiamentos de até R$ 1,5 milhão para investimentos em obras civis, aquisição de máquinas, equipamentos e energia solar, com prazos de até 120 meses e carência de até 12 meses.
Já a linha Desenvolve Empreendedor é voltado para mulheres e jovens de 18 a 29 anos, oferecendo crédito de até R$ 15 mil com taxas a partir de 0,37% ao mês, prazos de até 42 meses e carência de até seis meses.
Para conhecer todas as linhas disponíveis, simular parcelas e iniciar o processo de solicitação, acesse o site oficial, desenvolve.mt.gov.br. Em caso de dúvidas ou para atendimento personalizado, entre em contato pelo telefone (65) 3613-7900, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
*Com supervisão de Livia Rabani
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia Civil cumpre internação de menor envolvido em lesão corporal seguida de morte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia Civil realiza operação para reintegração de posse de área rural em Alto Araguaia
-
POLÍCIA7 dias atrás
Derf de Rondonópolis recebe reforço na segurança com câmeras, decibelímetros e novos equipamentos
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’
-
CIDADES7 dias atrás
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
SAÚDE7 dias atrás
Em Marília (SP), ministro da Saúde inaugura nova ala da Santa Casa para tratamento do câncer
-
SAÚDE5 dias atrás
Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Governo de MT lança licitação internacional para implantação de novo Data Center