POLÍCIA
Feminicídios deixaram 89 filhos sem mães em MT em 2024

Crianças e adolescentes órfãos do feminicídio são filhos de mulheres assassinadas em situações de violência doméstica ou por menosprezo à condição do sexo. Entre as 47 mulheres vítimas de feminicídio em Mato Grosso em 2024, 41 delas eram mães.
Os números fazem parte da análise detalhada da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. O relatório “Mortes Violentas de Mulheres e Meninas em Mato Grosso por razões de gênero 2024” é produzido com base nos dados dos boletins de ocorrências de homicídios e feminicídios, cruzamento de informações e em inquéritos policiais e traz o perfil das vítimas e autores dos crimes, local e meio empregado, solicitação de medidas protetivas e os efeitos da violência praticada contra mulheres e adolescentes.
Os crimes fizeram 89 órfãos do feminicídio. Dezessete deles eram filhos biológicos dos autores dos feminicídios; quatro perderam também os pais, que cometeram suicídio após assassinarem suas companheiras ou ex-companheiras.
Nove mulheres foram mortas na frente dos filhos, entre elas Gleiciane de Souza, 35 anos, assassinada na cidade de Jaciara, em setembro do ano passado. Antes de matá-la, o esposo a agrediu dentro de casa; em seguida, a arrastou para a rua e fez vários disparos contra a vítima. O crime foi cometido na frente dos filhos do casal, duas crianças de 8 e 9 anos de idade. O criminoso ainda ateou fogo no corpo da vítima.
Romper o silêncio pode fazer a diferença.
A violência contra as mulheres deixa marcas em todo o círculo familiar e, muitas vezes, a única alternativa para as vítimas é tentar romper o silêncio da violência diária e buscar auxílio dos órgãos estatais.
Durante o ano de 2024, a Polícia Civil registrou 17.910 medidas protetivas de urgência, um aumento de 6% comparado ao ano anterior.
A medida protetiva, prevista no artigo 24 da Lei 11.30/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é um mecanismo judicial utilizado para proibir que agressores se aproximem das vítimas, seja fisicamente ou por meios eletrônicos.
Entre as 47 mulheres vítimas de feminicídio em 2024, somente uma tinha medida protetiva de urgência; 38% das vítimas já tinham sofrido violências anteriores de parceiros passados e atuais; e apenas 17% das mulheres denunciaram os autores dos assassinatos.
Os números apontam a necessidade de ampliação dos serviços públicos às mulheres que sofrem violência diária, de qualquer natureza, para que se sintam protegidas e busquem os mecanismos de denúncia e atendimento especializado.
A Lei 14.994, sancionada em outubro do ano passado tornando o feminicídio um crime autônomo e hediondo, com pena de 20 a 40 anos, prevê várias majorantes que podem ampliar a pena para o autor do delito e o descumprimento das medidas protetivas de urgência é uma delas.
Em 2024, o número de descumprimento da medida judicial alcançou 7% a mais na comparação com o ano anterior, chegando a 3.171 registros contra 2.904 de 2023.
Acolhimento
Além do atendimento e acolhimento às mulheres nas unidades especializadas instaladas em oito cidades-polo do estado e 24 núcleos especializados em delegacias do interior, a Polícia Civil conta com uma ferramenta digital criada há quatro anos, o aplicativo SOS Mulher MT.
O sistema reúne a solicitação de medidas protetivas online, botão do pânico virtual para auxiliar e apoiar vítimas de violência doméstica.
A criação do sistema contou com a colaboração do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O aplicativo permite acesso a outras funcionalidades, como telefones de emergência, denúncias e a Delegacia Virtual.
Pelo endereço sosmulher.pjc.mt.gov.br a vítima pode solicitar a medida protetiva de urgência online, sem a necessidade de se deslocar até uma delegacia.
O aplicativo permite ainda que a mulher tenha acesso ao Botão do Pânico, um pedido de socorro no formato virtual, que pode ser acionado quando o agressor descumpre a medida protetiva. No ano passado foram deferidos 5.223 pedidos do Botão de Pânico.
Ao acionar o serviço, o pedido chega ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, que enviará a viatura mais próxima em socorro à vítima. Entre janeiro e dezembro de 2024, o botão foi acionado 649 vezes nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Cáceres.
Fonte: Policia Civil MT – MT


POLÍCIA
Três membros de facção são presos pela PM por tráfico de drogas em Porto Alegre do Norte

A Polícia Militar prendeu três homens integrantes de uma facção criminosa, com idades entre 21 e 35 anos, por tráfico ilícito de drogas, na noite desta sexta-feira (18.4), no município de Porto Alegre do Norte. Com o trio, a PM apreendeu tabletes de maconha e porções de crack.
De acordo com as informações do boletim de ocorrência, as equipes da cidade iniciaram diligências em uma região, denunciada por ter uma residência que seria ponto de venda e distribuição de entorpecentes.
Os policiais foram ao endereço informado e encontraram os três homens na frente da casa. Eles tentaram fugir ao ver as viaturas militares, mas foram detidos rapidamente. Um dos homens tentou quebrar um aparelho celular durante sua detenção e foi contido. Outro homem estava com uma sacola preta, contendo porções de crack e maconha.
Os militares entraram na casa dos suspeitos e encontraram mais três tabletes de maconha, balanças de precisão, caderno de anotações e materiais utilizados para embalar as drogas. Questionados sobre a procedência do material, os homens permaneceram calados.
Eles receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos até a delegacia da cidade para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Governador inaugura Comando da PM, vistoria obra na BR-163 e participa da abertura da Norte Show
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia Civil cumpre internação de menor envolvido em lesão corporal seguida de morte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Mãe e filho são presos em flagrante pela Polícia Militar com 81 porções de drogas
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia Civil realiza operação para reintegração de posse de área rural em Alto Araguaia
-
POLÍCIA7 dias atrás
Derf de Rondonópolis recebe reforço na segurança com câmeras, decibelímetros e novos equipamentos
-
SAÚDE7 dias atrás
Em Marília (SP), ministro da Saúde inaugura nova ala da Santa Casa para tratamento do câncer
-
POLÍCIA7 dias atrás
Polícia Civil desmonta ponto de armazenamento de armas e drogas em residência abandonada em Cocalinho
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’