POLÍTICA
Max Russi destina R$ 150 mil para castração de animais em Cáceres

A causa animal ganhou mais um importante reforço em de Cáceres. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (PSB), destinou uma emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil para ações de bem-estar animal na cidade. As ações serão executadas pela Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC), entidade pública do município.
O objetivo é viabilizar a castração de cães e gatos por meio de procedimentos como a ovário-histerectomia e a microchipagem. A prioridade do projeto é atender animais em situação de abandono, bem como os que estão sob os cuidados de protetores independentes ou tutores de baixa renda, com renda familiar de até dois salários mínimos.
“A prefeita Eliene trouxe essa demanda para mim, junto com o pessoal da Associação, e estamos fortalecendo essa iniciativa que também faz parte dos trabalhos da nossa gestão à frente da Assembleia Legislativa”, afirmou o o presidente da ALMT.
“Fico feliz de saber do pagamento da emenda em meio à campanha Abril Laranja, mês em que tratamos sobre a conscientização, sobre a prevenção contra a crueldade animal. Cuidar dos animais também é cuidar das pessoas. Essa ação impacta diretamente na saúde coletiva e no bem-estar da população”, completou Russi.
A prefeita Eliene Liberato recebeu com alegria a notícia. “Quero agradecer ao nosso deputado e presidente da assembleia, Max Russi, pela sensibilidade em relação a uma causa tão importante: a proteção aos animais. A associação do município de Cáceres agradece de coração ao deputado Max pela sua sensibilidade e compromisso com essa causa”, declarou.
Com a verba já disponível, a prefeitura de Cáceres deve iniciar em breve o programa de castração, em parceria com clínicas veterinárias e organizações locais de proteção animal. A estimativa é que possam ser atendidos mais de 300 animais.
Abril Laranja – A campanha Abril Laranja, mês de conscientização sobre a prevenção contra a crueldade animal, foi instituída pela Lei estadual nº 12.646/2024, de autoria do deputado Max Russi.
Além de ações no Legislativo, o deputado Max Russi também tem criou o Grupo de Trabalho para Proteção dos Animais, com reuniões mensais. Como parte das ações de apoio ao mês, o GT está distribuindo laços na cor laranja e cartilhas em defesa da causa animal com informações direcionadas a crianças de até 12 anos.
Fonte: ALMT – MT


POLÍTICA
STF valida alterações em lei que permite ao Legislativo dar nome às ferrovias estaduais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de seus deputados e dos instrumentos normativos previstos na Constituição do Estado, divide com o Poder Executivo a competência para definição de nomes dos bens imóveis de sua propriedade. A decisão é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em desdobramento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Executivo em face dos artigos 1°, 3° e 4° da Lei Complementar Estadual n° 776/2023.
Essa norma altera a Lei Complementar n° 685/2021, que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso. A celeuma judicial foi criada a partir da concessão à Rumo Logística S/A para construção de 730 quilômetros da ferrovia, que se encontra em Rondonópolis, com destino à região Médio Norte do estado. A Rumo se antecipou e trocou o nome da ferrovia para Olacyr de Moraes, desconhecendo que ela já era conhecida como Senador Vicente Vuolo.
Vuolo foi um dos principais defensores do empreendimento, cabendo a ele as primeiras ações junto ao Governo de São Paulo no sentido de garantir a interligação com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No projeto que deu origem à Lei Complementar n° 776/2023, os deputados inseriram emenda para garantir que a denominação das ferrovias em Mato Grosso fosse realizada por meio de lei do Legislativo, trecho posteriormente vetado pelo Executivo. A derrubada do veto pelos parlamentares resultou na ADI.
Para evitar supressão de instância, o Governo de Mato Grosso buscou o Órgão Especial do Tribunal de Justiça, no qual obteve êxito ao alegar prejuízos causados pela nova redação da norma. A Procuradoria-geral da ALMT recorreu ao STF e, por meio do Recurso Extraordinário com Agravo n° 1.540.211, assinado pelo procurador João Gabriel Pagot, a decisão foi reformada e validada a competência dos deputados para promoverem, de forma coabitada com o Governo do Estado, a competência para definir nomes das ferrovias.
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes acolheu em parte o agravo da ALMT, declarando a constitucionalidade da alteração promovida pelos deputados estaduais, concedente interpretação conforme à Constituição Federal no sentido de que o dispositivo legal não excluiu a competência comum do Executivo para, mediante decreto, dispor sobre a denominação das ferrovias do Sistema Ferroviário do Estado, sendo reconhecida a existência de coabitação normativa entre o Poder Executivo (via decreto) e o Legislativo (via lei formal) para exercer a referida competência.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), comemorou a decisão como uma demonstração do que ele defende, enquanto chefe do Legislativo, que é o maior diálogo com o Executivo para evitar questões que gerem mais ações judiciais.
“Não se entra no mérito do senador Vicente Vuolo e das décadas de luta pela ferrovia, como também não se pode diminuir a importância de um empresário da envergadura de Olacyr de Moraes, o primeiro a plantar soja em Mato Grosso e a transformar o Estado em celeiro da produção agropecuária. A decisão do ministro Alexandre de Moraes definiu que tanto o Executivo como o Legislativo têm competência para definir este tipo de questão, cada um com seus instrumentos legais”, disse Russi.
Para o parlamentar, mais importante do que o nome que terá são os efeitos que a ferrovia vai promover na vida da população, no cotidiano das cidades e no futuro de Mato Grosso e do Brasil, que poderão ampliar ainda mais seus índices de crescimento econômico e social.
Fonte: ALMT – MT
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