COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

SAÚDE

VACINAÇÃO CONTRA COVID 19 EM COLNIZA GANHARÁ UM ESPAÇO MAIS ACESSÍVEL A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA 05 ABRIL.

Publicados

em

Imagem Ilustrativa

A partir desta segunda-feira (05) a Secretaria Municipal de Saúde retomara a vacinação contra Covid 19 1ª dose e dando continuidade a 2ª fase do plano municipal de vacinação.

A Secretária irá transformar a vacinação em um grande evento para que todos vejam passo a passo da ação que irá ser realizada no pátio da Igreja Católica (Paróquia Sagrada Família) no centro da cidade, onde você poderá se vacinar e ainda contribuir com um quilo de alimento não perecível (Exceto Sal) para as pessoas em situação de Vulnerabilidade Social, o plantão funcionará de 08h as 11h e das 13h as 17h.

A Secretaria respeitará as faixas etárias devido ao lote de vacinas ser pequeno mesmo vacinando somente os grupos prioritários como as comorbidades e aqueles são da vez na sequencia e das faixas etárias respeitadas pela Secretaria de Saúde desde o inicio. E neste momento a faixa etária regularmente são as pessoas de setenta anos acima, a secretaria informa que o lote disponível são de 380 doses e que enquanto tiver vacina serão aplicadas nesta campanha.

Leia Também:  Conheça estratégias e desafios da vigilância para intoxicações por pomadas capilares

Em relação ao restante do estado e até do país, Colniza não está atrasada e que os lotes de vacinas destinadas para Colniza foi o suficiente para manter a vacinação no município atualizada.

O Secretário Jovelino Almeida parabeniza a todos pelo esforço e agradeceu ao Prefeito Milton Amorim e ao vice Marco Antônio, pelo esforço de buscar o maior numero de doses para Colniza, e até mesmo se disponibilizar a comprar mais vinte mil doses assim que o Butantã ou Fiocruz ou outro laboratório pelo mundo resolver vender.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

No Rio, ministro da Saúde destaca redução do tempo de espera e inaugura serviço para pacientes renais

Publicados

em

Nesta quinta-feira (24), o Ministério da Saúde deu mais um passo para fortalecer o acesso à saúde no Rio de Janeiro. Durante visita ao Super Centro Carioca de Saúde (SCCS), em Benfica, o ministro Alexandre Padilha destacou a unidade como referência na redução do tempo para atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS) e participou da inauguração do serviço para tratamento renal.
 
Esse modelo do Super Centro Carioca, que reduz o tempo de espera para atendimento especializado, é o que o presidente Lula quer levar para todo o país. Já são quase 2 milhões de atendimentos realizados aqui”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O tempo de espera para diagnóstico oftalmológico na unidade foi reduzido de 172 para 71 dias nos últimos dois anos, e o tempo para a mamografia, de 153 para 44 dias entre 2018 e 2024, acelerando o diagnóstico do câncer de mama.
 
Mais 55 médicos para reforçar assistência no Rio
Durante a visita, o ministro recepcionou 55 novos profissionais do Programa Mais Médicos para fortalecer a Atenção Primária na capital fluminense. Esses profissionais serão distribuídos em 239 unidades de saúde, entre clínicas da família e centros municipais. Agora, serão 416 profissionais do programa atuando no município. A cobertura da Atenção Primária no Rio de Janeiro alcança, atualmente, 79,37%, com 1.365 equipes de Saúde da Família em operação.
 
O novo serviço de diálise peritoneal vai ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes em terapia renal substitutiva, oferecendo uma alternativa à hemodiálise tradicional. O procedimento pode ser feito na própria casa do paciente, reduzindo riscos de infecção e evitando deslocamentos frequentes ao hospital. A ação tem impacto direto na qualidade de vida dos usuários do SUS e está inserida na estratégia de desospitalização e cuidado contínuo, com acompanhamento ambulatorial feito por médicos e enfermeiros especializados.
 
Ao todo, o Rio de Janeiro conta com 3,2 mil pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) pelo SUS. Inicialmente, o SCCS contará com 50 aparelhos para o serviço, o que representa um aumento de 50% nas vagas atualmente disponíveis na rede credenciada, onde há 96 pacientes em uso da técnica. Esta é a primeira unidade da rede própria da Secretaria Municipal da Saúde a dispor do serviço. No Super Centro, 36 pacientes já adotaram o aparelho e outros cinco estão em treinamento para iniciar o uso.
 
Sobre o Super Centro Carioca
Considerado o mais moderno complexo de saúde da América Latina, o SCCS integra a rede pública de saúde e já realizou mais de 2 milhões de atendimentos desde sua inauguração, em outubro de 2022, entre consultas, exames e procedimentos. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o investimento federal é de R$ 110 milhões anuais — o que representa 60% do custeio da unidade. O centro é referência em tecnologia e atendimento humanizado.
 
O Centro Carioca de Especialidades (CCE), que integra o Super Centro Carioca de Saúde (SCCS) juntamente com o Centro Carioca do Olho (CCO) e o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI), realiza, em conjunto com as 30 unidades avançadas do CCDTI, uma média de 2,5 mil atendimentos especializados por dia.
 
Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Leia Também:  Brasil tem 25 mortes e 1.546 casos de covid-19

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA