COLNIZA
Pesquisar
Close this search box.

CULTURA

Projeto que inclui Dia do Saci Cuiabá no calendário sai de pauta depois de gerar polêmica e ser alvo de críticas

Publicados

em

Um projeto que quer incluir o Dia do Saci Cuiabano no calendário municipal, no mesmo dia que o Dia das Bruxas, 31 de outubro, gerou polêmica na Câmara de Vereadores de Cuiabá e foi retirado de pauta.

Autor do projeto, o vereador Edemir Cláudio Xavier (PTC) disse, por meio de assessoria, que a proposta gerou polêmica até mesmo entre os vereadores e foi alvo de críticas, principalmente dos parlamentares evangélicos, e que por causa disso o vereador tirou o assunto da pauta, na sessão de quinta-feira (26).

Agora, o vereador defende que o projeto seja debatido entre pais de alunos.

A data já é conhecida como Dia das Bruxas, que é popularmente conhecida nos Estados Unidos.

O objetivo da proposta é disseminar o enraizamento dos mitos e das figuras mitológicas da cultura brasileira e cuiabana, por meio de atividades artísticas, culturais, brincadeiras e de lazer em creches, escolas, bibliotecas, casas de cultura, praças e parques, incentivando a leitura e elaboração de obras comprometidas com valores e raízes brasileiros.

 

Como argumento, o parlamentar cita cidades paulistas, como São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes, onde já foi instituído o Dia do Saci.

Leia Também:  Carlos Alberto Lança o livro “(Voz de um, Voz de Nenhum) em Colniza/MT.

O Saci-pererê é um personagem do folclore brasileiro, conhecido por ter uma perna só e usar um gorro vermelho. O personagem fuma cachimbo e é retratado como um menino travesso e pequeno que habita as florestas. A lenda surgiu no sul do Brasil e foi influenciada por elementos das culturas africana e indígena.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA

Concurso de Poesias e Desenhos revela novos talentos em Colniza MT

Publicados

em

HB/CANON/T7/2021/MT/BRASIL

No último dia 17 foi realizada na câmara de Vereadores de Colniza a premiação dos vencedores do Concurso de Poesias e Desenhos promovido pela Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Cultura, foram entregues os prêmios de várias modalidades vencedoras neste certame, e lá estavam elas, as vencedoras pequeninas que resistiram ao medo e timidez para enfrentar uma plateia que era só carinhos e admiração, e é claro com muito respeito, pois quem sabe dali possa sair uma escritora de um Best Seller.

Esta iniciativa é muito válida e já está provado que gera bons frutos, são inúmeros os casos de consagrados autores que começaram assim, em um palco de uma escola, numa escrivaninha herdada do avô, ou em uma casa humilde de tábuas pendurada no morro de onde se pode ver o progresso o futuro.

Ninguém nasce com uma estrela na testa já diria minha saudosa mãe, mas podemos acender a estrela de alguém, pois ela está lá escondida talvez com seu poder de reluzir ofuscado pela poeira do tempo, que esperou até que alguém resolvesse lustrar sua superfície como uma lâmpada do gênio e a fizesse brilhar.

O talento é nosso e nos foi dado pelo criador gratuitamente às vezes pelo instinto de sobrevivência nos agarramos ao lógico menos surreal e deixamos adormecidos os nossos Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles, Cora Carolina, Vinícius de Moraes, Castro Alves, simplesmente por falta de incentivo de um primeiro passo… Parabéns a todos estes fomentadores dos sonhos que permitiram a estes participantes os primeiros passos.

Leia Também:  Reflexão sobre política cultural

Além dos pais que estiveram orgulhosamente exibindo seus talentosos filhos, também estiveram obviamente organizadores e patrocinadores, apoiadores como o Promotor de Justiça Dr. Roberto Arroio Farinazzo Junior, Chefe de Gabinete Rogério Alexandre, Secretário Municipal de Meio Ambiente Fábio M. Vaz, Secretária Municipal de Educação Selma Dill de Paula, Chefe do Dep. De Cultura Wesley Pego, Chefe de Gabinete da Câmara Municipal Eduardo Moraes, Charles dos Santos Gerente da Cooperativa Sicredi, Oséia Guedes Presidente da Câmara de Vereadores, Vereadora Nayara, Vereador Jorge, Rose Mazzaro e Corpo de Bombeiros Militar.

 

GANHADORES DO CONCURSO DE DESENHOS E POESIAS – CUIDAR DE COLNIZA

SUB-CATEGORIA 02 – DESENHO:

1º lugar: Ana Clara Martins – Escola Municipal Raquel de Queiroz
2º lugar: Isabelle Bicalho dos Santos – Escola Municipal Raquel de Queiroz
3º lugar: Eduarda Santos de Freitas – Escola Municipal Raquel de Queiroz

 

CATEGORIA POESIAS MANUSCRITAS:

1º lugar: Nayara Alves Mendes – Escola Municipal Eva Furnari
2º lugar: Karolyne da Cunha Pereira – Escola Municipal Eva Furnari
3º lugar: Maria Luiza Barros Vaz – Escola Municipal Bom Jesus

Leia Também:  Carlos Alberto Lança o livro “(Voz de um, Voz de Nenhum) em Colniza/MT.

 

CATEGORIA POESIAS MANUSCRITAS E DECLAMADAS:

1º lugar: Stefani da Silva Campos – Escola Estadual Tarsila do Amaral
2º lugar: Marianna Pereira da Silva – Escola Municipal Bom Jesus
3º lugar: Amanda V. Gimenes Rodrigues – Escola Estadual Tarsila do Amaral

Prêmios: 01 TABLET INFANTIL PARA PRIMEIRO LUGAR NA CATEGORIA DESENHOS

01 TABLET PARA PRIMEIRO LUGAR NA CATEGORIA POESIAS MANUSCRITAS

01 CELULAR PARA PRIMEIRO LUGAR NA CATEGORIA POESIAS MANUSCRITAS E DECLAMADAS

CESTAS PEDAGÓGICAS E LITERÁRIAS PARA OS SEGUNDOS E TERCEIROS LUGARES EM TODAS AS CATEGORIAS.

PARCERIAS E PATROCINADORES.

PRÊMIOS DE PRIMEIRO LUGAR – Cooperativa Sicredi Univales.

DEMAIS PRÊMIOS: Auto Elétrica Mundial, Rosinete Mazzaro, Damata Tratores, Gleiciane Hammes (Pelegrine) e Evylin Presentes.

O Prefeito Milton Amorim parabenizou a todos pela realização do certame, aos vencedores e todos que participaram e também agradeceu a iniciativa privada pela colaboração.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

COLNIZA

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA